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| N.º 61 O papel transformador do professor

Julho a dezembro de 2022 24-02-2023 Direção Regional de Educação
| N.º 61 O papel transformador do professor

Este número da Revista Diversidades, com a temática sobre “O papel transformador do professor”, assume e partilha a perspetiva da "necessidade e urgência de se conseguir uma transformação radical da educação formal", colocando a tónica na aprendizagem, onde são os alunos, cada vez mais, os principais protagonistas deste processo, que definem as suas próprias metas e escolhem os caminhos para as concretizar. E neste percurso, enquanto espécie de "navegantes, têm apoio e acompanhamento de "agentes da comunidade - professores ou não - para os ajudar a alcançar as competências inscritas numa bússola personalizada, ferramenta ideal para se orientarem e encontrarem sentido(s) num "mundo cada vez mais complexo, incerto e volátil".

Porém, neste contexto, parece-nos importante insistir na "velha" ideia de que o aprender não deve acontecer nem "desvinculado de conteúdo e de propósito", nem localizado fora de uma relação pedagógica, pois é através do “diálogo aventuroso" entre o professor e os alunos que se "conseguirá a aprendizagem significativa", o aperfeiçoamento de cada aluno e, por via deles, alcançar uma cidadania esclarecida, crítica e um futuro para a humanidade.

Continua hoje a ser enorme o desafio que se coloca aos professores, no sentido de "dar forma humana ao conhecimento e, assim, libertar em cada um o pleno exercício da inteligência", assumindo-se como uma espécie de "guardiões da esperança humana”. Aí está a eterna missão formativa da escola que só pode ser cumprida com o professor empenhado no seu papel transformador de cada aluno e da sociedade.

Assim sendo, não é concebível uma escola que "vive em trincheiras", alicerçada em modelos fechados e impermeáveis, incapaz de responder, sobretudo, aos desafios da diversidade, da flexibilidade, da inclusão e da pertença e participação dos alunos nos contextos sociais que os rodeiam.

É, por isso, necessário que as sociedades, incluindo a nossa, valorizem efetiva e "objetivamente” a Educação e, nesta, os educadores e os professores, sob pena de estarmos todos a hipotecar o nosso futuro. Fica, portanto, o desafio de uma “reflexão” sobre esta temática.

 

Marco Gomes 

Diretor Regional de Educação


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