Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

“1ªs Jornadas Academi@STEM Mangualde - AFC, Competências e Avaliação: Exemplos de práticas letivas inovadoras”

O Centro de Formação da Associação de Escolas EduFor dinamiza as “1ªs Jornadas Academi@STEM Mangualde - AFC, Competências e Avaliação: Exemplos de práticas letivas inovadoras”, nos dias 9, 10 e 16 de julho de 2021 30-06-2021 Direção Regional de Educação
“1ªs Jornadas Academi@STEM Mangualde - AFC, Competências e Avaliação: Exemplos de práticas letivas inovadoras”

O Centro de Formação da Associação de Escolas EduFor dinamiza as “1ªs Jornadas Academi@STEM Mangualde - AFC, Competências e Avaliação: Exemplos de práticas letivas inovadoras”, nos dias 9, 10 e 16 de julho do corrente ano, a distância, com 12 horas acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, conforme programa em anexo.  

 

Estas jornadas visam a divulgação e a partilha de conhecimentos, de ferramentas pedagógicas e de boas práticas no âmbito da implementação da metodologia STEM, em Portugal, nomeadamente do trabalho realizado pela Academi@ STEM Mangualde que se tem afirmando como um centro de referência nesta área do conhecimento.  

 

As jornadas contam, entre outras importantes participações, com a presença de Agueda Gras-Velazquez, responsável pelo Science Programme da European Schoolnet / Comissão Europeia. 

 

A metodologia educativa STEM enquadra-se na política educativa europeia que visa a capacitação dos Docentes, ao nível das Ciências, Tecnologia e da Matemática, através da implementação de uma metodologia educativa STEM e consiste de um processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar, que promove, à partida, a interação das áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, podendo envolver outras áreas de conhecimento. Esta abordagem propõe a articulação de saberes na concetualização de práticas de ensino e de avaliação e visa preparar os jovens para a participação na sociedade. É neste enquadramento que uma metodologia STEM pode contribuir efetivamente para uma mudança de práticas, tornando o aluno construtor do próprio conhecimento e o agente principal do processo de aprendizagem, contribuindo, desta forma, para dotar os cidadãos europeus de conhecimentos e competências essenciais para enfrentar os desafios do século XXI.  

 

Pelo seu caráter inovador, este projeto tem estado presente em vários eventos regionais, nomeadamente na RAM, nacionais e internacionais, como a última Scientix Conference, em Bruxelas. 

 

Mais informações e inscrições em www.edufor.pt 

 

Para os formandos que não pretendam a acreditação e para os não selecionados, as sessões plenárias serão transmitidas, sem certificação, em streaming no canal de Youtube.