Pesquisar

Quem somos

Apresentação da Divisão de Ação e Inovação Pedagógica 26-05-2021 Direção Regional de Educação
Quem somos

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino"
(Paulo Freire - 1996)

 

 

Divisão de Ação e Inovação Pedagógica 

 

As inovações na educação são de particular importância porque a educação desempenha um papel crucial na criação de um futuro sustentável, capaz de atender aos desafios de um mundo globalizado imprevisível e em rápida mudança. Desse modo, o bem-estar social e económico dos países dependerá, cada vez mais, da qualidade da educação dos seus cidadãos.

A Direção Regional de Educação (DRE), em conjunto com todas as escolas da Região Autónoma da Madeira e demais parceiros, num quadro aberto e integrado, propôs-se a desenhar medidas e planos de intervenção adequados às situações concretas que transformem os contextos daqueles que estão mais afastados da cultura escolar e elevem ao máximo o potencial de todos e de cada um.

As atribuições da DRE englobam, entre outras, “Coordenar, acompanhar e propor orientações, em termos pedagógicos e didáticos, para a promoção do sucesso e prevenção do abandono escolar;” e “Promover, estabelecer e desenvolver protocolos e parcerias estratégicas com entidades”.

É neste contexto que é criada esta nova Divisão - Divisão de Ação e Inovação Pedagógica (DAIP), que colabora na operacionalização das medidas definidas, assim como de outros projetos e programas específicos de intervenção pedagógica, promotores de novos modelos organizativos e de novas dinâmicas, com recurso às tecnologias educativas e às inovações pedagógicas,  num  contexto de valorização pessoal e profissional dos recursos humanos envolvidos neste processo.

Este trabalho é realizado em ligação direta com os estabelecimentos de educação e ensino por um lado, e por outro, estabelecendo parcerias com outras entidades, quer nacionais quer internacionais, contribuindo para o enriquecimento do sistema educativo regional.



Contactos:

 

daip.dre@gmail.com

leonilde.rd.olim@madeira.gov.pt


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.