Pesquisar

Ensino e Treino do Judo na Escola

Atividade formativa destinada a professores de expressão motora do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Física, dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. 21-06-2021 Direção Regional de Educação
Ensino e Treino do Judo na Escola

A Direção Regional de Educação em parceria, com a Associação de Judo da Região Autónoma da Madeira e o Clube Naval do Funchal promove o curso de formação “Ensino e Treino do Judo na Escola”, destinado a professores de expressão motora do 1º ciclo do ensino básico e de educação física, dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. 

  

O Judo é considerado pela UNESCO como um dos melhores desportos para as nossas crianças e jovens, fazendo todo o sentido a formação contínua dos professores nesta área para que seja abordado nas aulas de educação física sem tabus. Desenvolve integralmente as crianças, nomeadamente através da exploração do corpo, do controlo das emoções, desenvolvimento da autoestima, da autonomia e controlo da agressividade.   

 

Pretende-se, sensibilizar os professores para o ensino e treino do judo na escola, fornecendo-lhes uma ferramenta de trabalho para que possam desenvolver a modalidade, contribuindo para uma maior motivação dos alunos para a prática de atividade física.   

  

No final do curso, os formandos devem:  

- conhecer a origem e finalidade do judo;  

- reconhecer a importância e as potencialidades do ensino do judo na Escola;  

- capacitar para a aplicação dos requisitos técnicos, da modalidade, em aulas de Educação Física/ Desporto Escolar no quadro de uma iniciação e treino;  

- reconhecer as vantagens da prática do judo nas aulas de Educação Física; 

- identificar erros e correções técnicas e táticas (quedas, pegas, projeções, ligação pé chão, imobilizações, ataque e defesa), entre outros. 

 

O curso realiza-se de 9 a 10 de julho de 2021, no horário compreendido entre as 09h00 e as 18h00, no Departamento de Judo do Clube Naval do Funchal. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.