Pesquisar

Materiais pedagógicos adaptados - o uso de imagens

Curso de formação destinado a docentes especializados exercendo funções no concelho de Machico. 25-06-2021 Direção Regional de Educação
Materiais pedagógicos adaptados - o uso de imagens

A Direção Regional de Educação promove o Curso de Formação “Materiais pedagógicos adaptados- o uso de imagens”, destinado a docentes especializados exercendo funções no concelho de Machico.

 

A possibilidade de desenvolver uma educação cada vez mais inclusiva é, atualmente, um objetivo da agenda política. Assim, a aposta é numa escola inclusiva onde todos os alunos encontram respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social (Rodrigues, 2015).

 

Ao assinalar que cada criança tem caraterísticas, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprias, os sistemas de educação devem ser planeados e os programas educativos implementados, tendo em vista encontrar respostas para esta diversidade.

 

Esta resposta à diversidade pela flexibilização dos percursos escolares é decisiva para o sucesso da escola e dos alunos e deve constituir-se como garantia de uma escola inclusiva, cuja diversidade, flexibilidade, inovação e personalização respondem à heterogeneidade dos alunos, eliminando obstáculos no acesso ao currículo e às aprendizagens, adequando estas ao perfil, às necessidades e aos contextos específicos de todos e de cada um dos alunos (DLR n.º 11/2020/M de 29 de julho).

 

Assim sendo, no final do curso os formandos devem:

  • Incentivar a utilização de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias diversificadas e inovadoras nos processos de aprendizagem;
  • Fomentar a utilização das TIC como ferramentas transversais ao currículo;
  • Promover a utilização e exploração de recursos educativos digitais na adaptação de conteúdos para apoio ao currículo;
  • Desenvolver a capacidade de análise e intervenção para potenciar recursos na adaptação de conteúdos escolares, entre outros.

O curso realiza-se de 7 a 9 de julho de 2021, entre as 09h00 e às 12h30, na Sala de Reuniões da Delegação Escolar de Machico. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.