Pesquisar

2.º Encontro Regional - Sucesso Escolar e Inovação Pedagógica

Atividade Formativa destina a docentes de todos os grupos de recrutamento e técnicos superiores na área da educação. Esta iniciativa terá lugar no dia 12 de junho, das 09h00 às 13h00, no auditório da Escola da APEL. 07-06-2023 Direção Regional de Educação
2.º Encontro Regional - Sucesso Escolar e Inovação Pedagógica

O objetivo principal destes espaços de partilha e discussão é contagiar outros para juntos, adequar a cada realidade o percurso mais certo ao sucesso e usar os recursos que são possíveis à autonomia de cada escola para a sua implementação, sendo uma oportunidade de mais uma vez se promover e incentivar a criação ou continuidade de ofertas/ programas e projetos para potenciar o desenvolvimento pessoal e o sucesso escolar dos alunos.

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, organiza o "2.º Encontro Regional: Sucesso Escolar e lnovação Pedagógica", que terá lugar no dia 12 de junho, das 09h00 às 13h00, no auditório da Escola da APEL.

A iniciativa constitui-se como um espaço de divulgação e partilha de projetos e boas práticas do trabalho desenvolvido nas escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), no âmbito da promoção do sucesso escolar e inovação pedagógica.

Os projetos de promoção do sucesso escolar e as experiências de inovação que têm vindo a ser desenvolvidos são as melhores
respostas que as escolas da RAM, no âmbito da sua autonomia e fruto de um trabalho profissional e responsável, com a participação dos seus atores (professores, técnicos de educação, pais, alunos e demais comunidade escolar), deram e continuam a dar ao desafio permanente da educação:possibilitar a todos os alunos a aquisição e desenvolvimento de saberes, competências e valores úteis, duradouros e de qualidade, suscetíveis de os colocar em posição favorável para enfrentar os desafios dos diferentes ciclos de vida que têm pela frente.

Esta aposta na qualificação da população escolar tem sido uma das apostas das políticas publicas de educação do Governo Regional para a sustentação de uma sociedade democrática, desejavelmente mais coesa, desenvolvida e justa. Nesse sentido, em trabalho conjunto com as escolas, foi criado um quadro normativo que conferiu a estas um conjunto de possibilidades pedagógicas e recursos humanos que tem permitido que as organizações escolares, de forma autónoma, num processo interno de reflexão e construção, possam fazer o que melhor sabem: tomar as medidas e estratégias educativas adequadas à diversidade do contexto escolar para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem de todos e de cada um.

O encontro será, também, um espaço de reflexão e debate livre, aberto e plural sobre os vários caminhos que as escolas vêm construindo. A participação ativa dos professores é, por isso mesmo, simultaneamente, uma garantia e uma condição essenciais para o sucesso de todos os alunos.

lnforma-se que este encontro está validado com 4 horas para a progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento. Os docentes que o desejarem, poderão, para o efeito do seu processo formativo, inscrever-se AQUI.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.