Pesquisar

DivertidaMente

Programa de competências socioemocionais 02-09-2021 Direção Regional de Educação
DivertidaMente

O programa DivertidaMente é constituído por um conjunto de sessões teórico-práticas, destinado aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico da RAM, com o objetivo de se desenvolver a aprendizagem socioemocional (ASE), através de uma abordagem assente na combinação das dimensões emocional, cognitiva e comportamental. Com este programa, aspiramos contribuir para o desenvolvimento das habilidades sociais da criança, nomeadamente, a cooperação, a empatia, o autocontrolo e a consciência social, estimulando a compreensão das reações emocionais do próprio e dos outros, das situações que as podem despoletar, assim como, dos comportamentos que normalmente lhes estão associados.  
Através do diálogo, das atividades expressivas e da reflexão, pretende-se, mais especificamente:


a) Atuar na prevenção primária;
b) Promover competências socioemocionais;
c) Prevenir ou reduzir problemas emocionais (internos e externos) e comportamentais;
d) Melhorar os comportamentos sociais e a relação entre pares;
e) Contribuir para a melhoria do desempenho escolar.


O programa é composto por dez sessões inspiradas no filme “Divertidamente” (2015) da Disney/Pixar, uma vez que este aborda a temática das emoções e pode constituir um reforço motivacional na adesão das crianças às atividades propostas. 
Com a intenção de ajustar as atividades às diferentes idades que compõem o 1.º ciclo do ensino básico, as sessões dirigidas aos 1.º e 2.º anos (entre os 5 e os 7 anos) diferem das sessões dirigidas aos 3.º e 4.º anos (entre os 7 e os 10 anos). Nas primeiras são abordadas cinco emoções básicas, nomeadamente, a alegria, tristeza, a raiva, o medo e a repulsa/nojo. Nas segundas, o número de emoções duplica e são trabalhadas de forma dicotómica, nomeadamente, alegria e tristeza, raiva e medo, repulsa e inveja, vergonha e culpa, orgulho e frustração.  

 

Para mais esclarecimentos, poderá submeter um pedido de consultoria para implementação do programa, através da Plataforma de Solicitações da Convivialidade Escolar: https://cutt.ly/qfCaC2E


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.