Pesquisar

VII Encontro da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar

Apenas 5% das sanções nas escolas devem-se a comportamentos graves. 25-10-2021 Direção Regional de Educação
VII Encontro da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar

A Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados (DSATE), promoveu o VII Encontro da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar.

 

Este encontro, que tem como destinatários todos os professores da Região Autónoma da Madeira (RAM) que estejam, ou queiram vir a desenvolver, os programas da Convivialidade Escolar, órgãos de gestão das escolas, delegados escolares, técnicos superiores e técnicos de diagnóstico e terapêutica da Secretaria Regional de Educação, decorreu no dia 25 de outubro, entre as 14h00 e as 18h00 no auditório da Escola Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.

 

Neste encontro, Gonçalo Olim, Diretor de Serviços de Apoios Técnicos Especializados, referiu que apenas 5% das sanções nas escolas devem-se a comportamentos graves e que a insdisciplina no meio escolar tem vindo a diminuir nos últimos 5 anos, tendo sido reportados, contudo, fenómenos novos, como é o caso do ciberbullying.

 

A Convivialidade Ética e Mediação Escolar (Convivialidade Escolar) é uma iniciativa tutelada pela Secretaria Regional da Educação Ciência e Tecnologia (SRE) que visa incrementar nas escolas um ambiente escolar seguro, inclusivo, respeitador e propício às aprendizagens.

 

O projeto da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar é um projeto de intervenção que tem como principais desígnios promover em cada escola o debate e a reflexão sobre as prioridades e possibilidades de intervenção nesta área; analisar a incidência e a natureza dos vários comportamentos antissociais que ocorrem em contexto escolar e documentar as boas práticas que têm sido levadas a cabo pelas escolas com o propósito de combater estes fenómenos e estabelecer uma rede de partilha de informação e estratégias de intervenção com vista ao sucesso educativo dos alunos. para o efeito, integra um modelo tridimensional, que comporta três níveis de intervenção:

Promoção de competências sócio afetivas (Intervenção Primária), para todos os alunos, de modo a dotá-los de ferramentas adequadas a uma boa gestão da convivialidade, através das sessões dos programas DivertidaMente e Jogos da Prevenção, no 1º ciclo. No 2º e 3º ciclos são disponibilizados aos diretores de turma as sessões da Convivialidade Escolar a serem trabalhadas na disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS).

Prevenção de comportamentos disruptivos (Intervenção Secundária), providenciando às escolas um serviço de consultadoria na monitorização, acompanhamento e implementação dos planos de ação colocados em prática, e

-Remediação (Intervenção Terciária), intervenção a um nível pontual, sessões de mediação e orientação educativa direcionada aos alunos altamente problemáticos, de alto risco, de bullying e/ou de ética escolar, aos respetivos encarregados de educação e diretores de turma.

 

Pode consultar as notícias online no Diário de Notícias, no Jornal da Madeira e na RTP Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.