Pesquisar

Centro Náutico de São Lázaro acolheu aula do Programa de Literacia e Cultura Marítima

O projeto prevê a realização de atividades náuticas, nomeadamente aos alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade. 27-10-2021 Direção Regional de Educação
Centro Náutico de São Lázaro acolheu aula do Programa de Literacia e Cultura Marítima

No passado dia 26 de outubro, no âmbito do Programa de Literacia e Cultura Marítima (PLCM), da Direção Regional de Educação (DRE), o Centro Náutico de São Lázaro acolheu, pelas 11h30, uma aula no mar, que no seu progressivo processo de operacionalização assume uma natureza curricular, nas aulas de Educação Física, com a realização de atividades náuticas, nomeadamente aos alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade.

Trata-se de um projeto pioneiro que surge da necessidade de desenvolver este programa nas escolas da Região, expressa pela recomendação do Governo Regional em desenvolver um programa de literacia marítima, através da aprovação, em 2018, da Resolução n.º 13/2018/M, de 21 de maio. Para dar cumprimento a esta Resolução, no mesmo ano de 2018, a DRE elaborou e coordena a implementação do programa com a colaboração direta da Direção Regional de Juventude e da Direção Regional de Desporto.

Assim, durante o presente ano letivo, os alunos de 3 turmas de Escola Básica e Secundária (EBS) Dr. Ângelo Augusto da Silva terão aulas de Educação Física, durante um período, no Centro Náutico de São Lázaro. Os alunos terão contacto com as modalidades de Canoagem, Vela e Stand Up Paddle, devidamente acompanhadas e enquadradas pelas respetivas associações de modalidade.

De referir que este projeto-piloto visa especificamente dar continuidade a uma das modalidades de operacionalização do PLCM - Adaptação ao Meio Aquático - que já decorre no 1.º ciclo e abrange todos os concelhos da RAM, incutindo nesses alunos, valências e competências que lhes permitam aceder ao mar recorrendo a diversos equipamentos, em segurança e conforto.

Esta primeira aula contou com a presença do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, do Diretor Regional de Juventude, João Rodrigues, e do Presidente do Conselho Executivo da EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva, Armando Barreiro.

 

Pode consultar a notícia online no Diário de Notícias e no Jornal da Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.