Pesquisar

Proteção Civil dinamiza cultura de segurança nas escolas através da realidade virtual

O projeto de sensibilização “Eu Sei Proteger” pretende comunicar à população escolar, em ambiente escolar, as medidas de autoproteção que devem ser tomadas em situações de risco. 11-11-2021 Direção Regional de Educação
Proteção Civil dinamiza cultura de segurança nas escolas através da realidade virtual

O Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou na apresentação do projeto: “Eu Sei Proteger”, na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, em Câmara de Lobos. “Trata-se de uma campanha de educação e de sensibilização para a importância de cultura de segurança junto da população estudantil, através do recurso à novas tecnologias, nomeadamente a realidade virtual”, disse.

O projeto de sensibilização sobre medidas de autoproteção, “Eu Sei Proteger”, pretende comunicar à população escolar, de todos os concelhos da RAM (Madeira e Porto Santo), com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, em ambiente escolar, as diversas medidas de autoproteção que devem ser tomadas em situações diversas de risco. Promovendo uma cultura de segurança, prevenindo comportamentos de risco e alertando para a promoção de atitudes e comportamentos adequados para a prevenção de acidentes e catástrofes.

Este projeto será implementado de forma itinerante, na generalidade das escolas básicas de 3.º ciclo e secundárias da RAM, e será concretizado através do desenvolvimento de cinco jogos em realidade virtual, no qual o utilizador, através da colocação de óculos VR, ver-se-á posicionado num mundo virtual que recriará um cenário com fatores de risco, nomeadamente: Kit de emergência; Incidente na floresta; Aluvião; Incidente em casa e Incidente em túnel.

Este projeto é uma iniciativa do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM (SRPC, IP-RAM) em parceria com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da celebração de protocolos, desde julho de 2013 , que visam a implementação dos Projetos “Segurança em casa, na rua e na escola” e “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos”.

O Projeto, “Eu Sei Proteger”, é um investimento no valor de 155.881,47€ e decorre ao abrigo de uma candidatura aprovada e globalmente cofinanciada ao Fundo de Coesão do PO SEUR.

Esta apresentação contou com a presença do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, e dos dirigentes da área da saúde e proteção civil da RAM.

 

Pode consultar as notícias online no Diário de Notícias e no Jornal da Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.