Pesquisar

Entrega dos prémios aos vencedores do Concurso “Mascote MARTA”

A Direção Regional de Educação, através do Projeto da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar (CÉME), promoveu o concurso “Mascote MARTA”. 17-06-2022 Direção Regional de Educação
Entrega dos prémios aos vencedores do Concurso “Mascote MARTA”

A Direção Regional de Educação, através do Projeto da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar (CÉME), promoveu o concurso “Mascote MARTA”.

A entrega dos prémios do Concurso “Mascote MARTA” decorreu nos passados dias 14 e 15 de junho. Para o efeito, a equipa da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar deslocou-se aos estabelecimentos de ensino dos alunos premiados.

“MARTA”, o nome atribuído à mascote, é o acrónimo correspondente às 5 emoções básicas: Medo, Alegria, Raiva, Tristeza e Aversão.

Os destinatários foram os alunos das escolas, públicas e privadas, do 3.º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira. O concurso consistiu na elaboração de uma mascote que melhor represente o CÉME. A Mascote vencedora será adotada pelo Projeto da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar, para a divulgação e promoção do mesmo, em iniciativas presenciais e em conteúdos digitais.

Neste âmbito, foram atribuídos três prémios:

1.ª classificada | Francisca Jardim - 8.º ano - Externato da Apresentação de Maria       

Prémio: 1 experiência de canyoning nível I para 2 pessoas (Epic Madeira) + 1 viagem para 2 pessoas de catamarã (VMT Madeira);

2.ª classificada |Ana Júlia Gonçalves - 8.º ano - Externato da Apresentação de Maria  

Prémio: 1 Voucher no valor de 60€ da FNAC + Experiência de Stand Up Paddle para 2 pessoas (Summer Indication); 

3.ª classificada |Ema Gomes - 7.º ano - Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas

Prémio:100€ da Spell One (em produtos ou serviços) + 1 Voucher de corte de cabelo masculino ou feminino no Hairstylist.

 

De referir que a Direção Regional de Educação, através do Projeto da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar, procura traçar uma estratégia operacional que permita às escolas, de acordo com as suas especificidades, congregar as medidas consideradas necessárias e exequíveis para trabalhar o clima de convivência escolar, procurando reduzir a violência, a indisciplina, o bullying, o vandalismo e outros fenómenos afins que contagiam negativamente as comunidades escolares e prejudicam as aprendizagens dos alunos.

Desta forma, o Projeto CÉME tem como foco a criação de um ambiente escolar seguro, inclusivo e respeitador, onde os atores possam desempenhar confortável e livremente o seu papel no processo de ensino/aprendizagem. Para tal, há que desenvolver no interior das escolas uma cultura promotora de um bom ambiente escolar, que não é condicente com quaisquer atos de agressão física, verbal ou social. Este desejado “ambiente positivo e seguro não se desenvolve naturalmente, deve ser criado, nutrido e mantido pelos estudantes, pais, professores e restante pessoal escolar” (Porter, Plog, Jens, Garrity & Sager, 2010, p. 431).


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.