Pesquisar

Quem Somos

A ação do docente especializado em educação especial no contexto da Escola Inclusiva tem vindo a sugerir o desenvolvimento de processos e práticas que procuram proporcionar a alunos com dificuldades o acesso e o sucesso educativos, numa máxima aproximação a uma educação tão comum quanto possível. 10-07-2018 Direção Regional de Educação
Quem Somos

O docente de Educação Especial possui formação especializada no domínio da educação especial, devendo prestar apoio educativo à escola no seu conjunto, ao professor, ao aluno e à família, nos seguintes âmbitos:
- identificação de necessidades educativas especiais;
- no planeamento e implementação dos apoios educativos adequados;
- na organização e gestão dos recursos e medidas diferenciadas a introduzir no processo ensino-aprendizagem;
- na diversificação de estratégias pedagógicas e na flexibilização curricular.

É fundamental a implementação de um trabalho em rede, capaz de congregar todos quantos contribuem e participam no processo educativo dos alunos. Assim, o docente especializado constitui-se como um agente aglutinador, desenvolvendo um papel assente numa perspetiva colaborativa. A sua atuação deverá traduzir-se na cooperação com os demais professores, ajudando-os a planificar, a desenvolver estratégias, a diferenciar as atividades e os materiais, de forma a maximizar as competências dos alunos e a colmatar as suas dificuldades.

Nesse pressuposto, e considerando as especificidades da sua formação, é esperada do docente especializado a participação ativa na vida da escola, colaborando com todos os agentes educativos na sua (in)formação, ajudando na tomada de decisões pedagógicas e auxiliando os docentes na procura de respostas educativas adequadas que minimizem as dificuldades de todos os alunos.

Outra importante vertente do trabalho do docente especializado prende-se com o apoio direto prestado aos alunos, como complementar ao trabalho desenvolvido em sala de aula, assim como em outros contextos educativos.

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.