Pesquisar

O que fazemos e com quem?

Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira 22-02-2022 Direção Regional de Educação
O que fazemos e com quem?

Surdez

Em colaboração com os Estabelecimentos de Educação e Ensino asseguramos uma intervenção técnica e pedagógica especializada, nas seguintes áreas:
. Ensino da Língua Gestual Portuguesa – também a adultos;
. Acompanhamento a nível da tradução / interpretação em sala de aula e noutros contextos;
. Acompanhamento pedagógico e técnico, em várias valências - audilogia, terapia da fala, psicologia, psicomotricidade e social;
. Valorização da Educação Bilingue;
. Coordenação / Regulação / Supervisão / Monitorização de Intervenções e de respostas educativas especializadas;

. Promoção de medidas educativas de suporte à aprendizagem e à inclusão;

. Alocação de recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão / Elaboração e construção de conteúdos e materiais pedagógicos.


Cegueira

A equipa de acompanhamento, nesta área específica, realiza uma intervenção técnica e pedagógica especializada, destinada a crianças, jovens e adultos (vertente educativa) nas seguintes áreas:
. Orientação e Mobilidade;
. Atividades de Vida Diária;
. Acompanhamento à escolaridade;
. Acompanhamento psicológico, social e a nível da psicomotricidade;
. Leitura e escrita Braille;
. Adaptação do posto de trabalho.

 

E ainda, fazemos / Com quem?

. Parcerias: Públicas / Privadas; Governamentais / Não Governamentais; Solidariedade Social; 
. Dinamização de Ações de Formação / Sensibilização: a profissionais com ligação, ou não, com as áreas de intervenção, à Comunidade em geral e em diferentes contextos;
. Ações de Prevenção / Avaliação / Diagnóstico Precoce / Intervenção: através da realização de ações de sensibilização, de despiste e ainda da intervenção psicológica, pedagógica e terapêutica, especializadas;
. Valorização da Discussão e Partilha de Boas Práticas: entre profissionais (internos e externos) diretamente envolvidos com as pessoas, surdas, surdocegas, cegas e com baixa visão e com todos os familiares interessados / envolvidos nas temáticas.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.