Pesquisar

O que fazemos

Descrição das diferentes valências de intervenção técnico pedagógica especializada que se realizam no Serviço Técnico de Educação Especial. 10-07-2018 Direção Regional de Educação
O que fazemos

A equipa de diferentes profissionais do Serviço Técnico de Educação Especial (STEE), embora semelhante a tantas outras na sua constituição, é singular quanto às suas funções, dadas as características e necessidades da população que atendemos e a dinâmica/funcionalidade deste serviço. 
Todos os elementos que intervêm no processo educativo dos alunos, para além das competências específicas à sua área de formação/carreira, integram grupos de trabalho que se constituem para dar resposta a situações, tais como projetos técnico pedagógicos especializados, datas festivas, comemorações e eventos, Projeto Educativo, Plano e Relatório de atividades, projetos promoção da segurança, entre outros.

 

Assistentes Técnicos
São funções dos Assistentes Técnicos: 
Assegurar, orientar e apoiar os alunos em todos os momentos do período de funcionamento do serviço, nomeadamente nas atividades letivas e não letivas e ao nível da alimentação, higiene e deslocação;
Colaborar com os docentes e restantes elementos da equipa multidisciplinar, no processo educativo e no desenvolvimento de atividades de apoio à família.
   
Docentes Especializados
Compete aos Docentes Especializados:
Desenvolver currículos numa perspetiva funcional das aprendizagens, com vista à autonomia/ independência pessoal e social e inclusão na vida ativa, das crianças/jovens com deficiência intelectual e motora, não passíveis de inclusão no sistema regular de ensino;
Assumir a responsabilidade de um grupo/ turma, utilizando metodologias adequadas às capacidades, potencialidades, interesses e motivações dos alunos;
Elaborar, implementar e avaliar Programas Educativos Individuais (considerando as características e potencialidades dos educandos), em colaboração com os restantes elementos da equipa multidisciplinar e encarregados de educação.
    
Educação Física
É função do docente de Educação Física proporcionar aos alunos atividades físicas desportivas de forma lúdica, educativa e motivacional, de modo a promover a saúde, o bem-estar e, acima de tudo, a sua qualidade de vida. 

 

Educação Musical
Compete aos docentes Educação Musical promover junto dos alunos momentos musicais, de forma a: 
Explorar instrumentos musicais quer a nível sonoro, tátil e/ou visual; 
Acompanhar canções com instrumentos musicais, timbres corporais e gestos associados;
Executar exercícios rítmicos utilizando o corpo/voz/instrumentos;
Favorecer situações de relaxamento e momentos de estimulação sensorial.

 
Educação Visual e Tecnológica 
É função do docente de EVT favorecer a exploração sensorial, a expressão dos sentimentos através de criações gráfico-plásticas e a realização de atividades potencializadoras da expansão do pensamento e criatividade, dando prioridade à reutilização de materiais, como base de trabalho desenvolvido.  

 

Fisioterapia
São funções do Fisioterapeuta:
Promover o bem-estar, tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.
Avaliar posicionamentos e acompanhar consultas.
Utilizar modalidades educativas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas e meios físicos naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença.  
 

Psicologia
Compete ao Psicólogo:
Determinar o nível de desenvolvimento ou de funcionamento intelectual e as características sócio-afetivo-comportamentais das crianças/jovens.
Prestar apoio, individual ou em grupo, em situações de crise/sofrimento psicológico, bem como, numa perspetiva de promoção de competências pessoais/sociais e de equilíbrio dos alunos.
Promover o bem-estar familiar, bem como, o envolvimento da família no apoio ao seu educando.   
 

Reabilitação Psicomotora
O psicomotricista tem como funções:
Diagnosticar e avaliar problemáticas psicomotoras, conceber e aplicar programas de intervenção psicomotora (ao nível da estimulação, educação, reeducação e terapia psicomotora) e de atividade motora adaptada (ao nível da recreação e da condição física - adaptação ao meio aquático);
Desenvolver uma ação pedagógico-terapêutica sistemática, com o objetivo de compensar problemas de desenvolvimento e de maturação psicomotora, através de uma intervenção por mediação corporal.   
 

Serviço Social
Compete à Assistente Social:
Desenvolver e estimular as capacidades das famílias em termos relacionais - facilitando o desenvolvimento das relações interpessoais, capacitando-as para assumirem novos papéis e estimulando adequadas formas de comunicação e expressão; promover a interação entre todos - acionando recursos sociais e fomentando a participação; e fornecer informação às famílias - auscultando a sua compreensão e orientando-as acerca da mais adequada forma de utilização dos seus recursos.
Promover experiências pré-profissionais com jovens: proporcionando-lhes conhecimentos e instrumentos que lhes permitam construir um projeto profissional, facilitando a transição para a vida ativa. 

 

Terapia da Fala
É função da Terapeuta da Fala prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar perturbações que comprometam a comunicação não-verbal, a comunicação verbal (linguagem – oral e escrita -, articulação, fluência e voz), assim como, alterações relacionadas com funções auditivas, cognitivas, oro-musculares e funções associadas (reflexos orais, mastigação, deglutição, motricidade oro-facial e respiração), visando a reinserção familiar, social e educacional, dos alunos.  

 

Terapia Ocupacional
Compete ao Terapeuta Ocupacional: 
Intervir com os utentes nas condições que afetam o seu desempenho no dia a dia, em qualquer fase da sua vida, através do uso de técnicas terapêuticas incorporadas em atividades selecionadas e estruturadas, com vista a uma melhor execução ocupacional
Prescrever e/ou elaborar adaptações funcionais de modo a possibilitar e maximizar o nível de funcionalidade e autonomia de cada um.

 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.