Pesquisar

Entrega de tablets no STFP dia 22 de fevereiro de 2022

Entrega de tablets no âmbito do projeto da SRE - Inclusão Digital – Ambientes Inovadores de Aprendizagem aos formandos do 1º ano 28-02-2022 Direção Regional de Educação
Entrega de tablets no STFP dia 22 de fevereiro de 2022

Entrega de tablets no âmbito do projeto da Secretaria Regional de Educação - Inclusão Digital – Ambientes Inovadores de Aprendizagem (Estratégia Regional de Configuração de Ambientes Digitais de Aprendizagem) aos formandos do 1º ano que frequentam os cursos profissionais promovidos pelo Serviço Técnico de Formação Profissional (STFP) da Direção Regional de Educação.

Salientamos que é o terceiro ano consecutivo que a Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, adquire tablets e entrega a este Serviço de forma a possibilitar e ajudar estes formandos a estarem preparados para as incertezas da vida. Formar jovens competentes e capazes é uma prioridade que assumimos.

Os tablets são uma ferramenta estruturante do currículo, potenciadores de uma participação ativa na construção do conhecimento, uma vez que permitem implementar metodologias inovadoras, valorizando o trabalho colaborativo e promovendo uma maior motivação por parte dos formandos. Estes recursos permitem ainda incentivar a resolução de problemas, a interajuda e o aumento do espírito crítico.

Assim, os formadores têm ao seu dispor uma ferramenta na sala de aula que permite, simultaneamente, utilizar novas metodologias, motivar para a aprendizagem e preparar para o futuro, promovendo-se uma educação mais inclusiva.

 

São 37 os formandos (cursos de Cozinheiro/a (17), Costureira /Modista (6) e Mecânico/a de Serviços Rápidos (14) que usufruirão deste instrumento/ferramenta, nomeadamente, nas sessões de formação de base contemplando as áreas de: cidadania e empregabilidade, linguagem e comunicação, matemática para a vida e tecnologias de informação e comunicação.

Foram associados recursos interativos pela Escola Virtual, que poderão ser explorados de forma autónoma por cada formando sob a orientação dos formadores. É ainda possível adicionar mais unidades de formação e novos conteúdos.  Este projeto será coordenado pelo coordenador TIC professor Ricardo Barbosa, coadjuvado pela técnica superior de educação Fabíola Alves.

Além destes formandos frequentam o STFP mais 62 formandos inscritos nos 2º e 3º anos distribuídos pelos cursos de: Empregado/a de Andares, Mecânico/a de Serviços Rápidos, Empregado/a de Mesa, Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade, Operador/a de Jardinagem e Costureiro/a/ Modista,

 

1.º Ano Cursos 2021/22 a 2023/24

Curso

Percurso B

Percurso C

TOTAIS

Cozinheiro/a

10

7

17

Costureira/Modista

 

6

6

Mecânico/a de Serviços Rápidos

14

 

14

TOTAIS

24

13

37

       

Total de formandos 2021/2022

99

   

1.º Ano

37%

   

2.º Ano

35%

   

3.º Ano

28%

   

 

*Percurso B - Ações Formativas Referenciais de formação adaptados integrados no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), com uma duração de 3 600 horas destinados a pessoas com alterações das suas funções mentais, multideficiência e outras – Dupla certificação -Certificação profissional de nível 2 e escolar de 3º CEB

 

Percurso C** - Ações Formativas Percursos individualizados com base em referenciais de formação não integrados no CNQ, com uma duração até 2 900 horas - Certificação profissional -destinados a pessoas com alterações das funções mentais.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.