Pesquisar

Entrega de certificados aos formandos do Serviço Técnico de Formação Profissional 2023

Entrega oficial de certificados aos formandos que concluíram a sua formação em diversos percursos formativos entre 2021 e 2022 19-01-2023 Direção Regional de Educação
Entrega de certificados aos formandos do Serviço Técnico de Formação Profissional 2023

No passado dia 17 de janeiro teve lugar a cerimónia oficial de entrega de certificados a 41 formandos do Serviço Técnico de Formação Profissional da Direção Regional de Educação e que terminaram o seu percurso formativo entre 2021 e 2022, nas novas instalações do STFP, no edifício do Galeão, S. Roque. A cerimónia foi precedida de um número musical, coreografado pelo grupo de formandos do projeto “AMA-TE”. Nesta cerimónia estiveram presentes o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, o Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, a Presidente do Instituto para a Qualificação, Sara Estudante Relvas, e os representantes das empresas onde os formandos desenvolveram a formação prática em contexto de trabalho, encarregados de educação, entre outros convidados.

Estes formandos frequentaram ações formativas que têm por base os referenciais de formação adaptados para pessoas com deficiências ou incapacidades, integrados no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), de Dupla Certificação (Certificação Profissional de nível 2 e escolar de 3.º CEB) ou, percursos individualizados. As áreas de formação abrangidas foram: Mecânico/a de Serviços Rápidos (5); Operador/a de Jardinagem (5); Cozinheiro/a (10); Empregado/a de Andares (4); Costureira/ Modista (9); e, Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade (8). As ações formativas / cursos promovidos pelo STFP são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu através da medida “Inclusão ativa de população com deficiência/incapacidade - Qualificação de pessoas com deficiência e/ou incapacidade”, projetos 3 (formandos dos percursos B e C) e 4 (formandos do percurso C).

Estas ações formativas, com a duração aproximada de 3 anos, abrangem formandos de todos os concelhos da Região e constituem-se da Formação em Contexto de Trabalho (FCT), na área de residência do formando; Formação de Base; Formação para a Integração; e Formação Tecnológica, no edifício sede (Funchal).

O senhor presidente do Governo Regional referiu que “É importante olharmos para a forma como a nossa sociedade se organiza e a forma como integra os seus cidadãos”, e acrescentou que “A Madeira foi pioneira em muitas das políticas de integração para pessoas com necessidades especiais”.

 

Realçamos a importância deste tipo de qualificações na inclusão de cidadãos com necessidades especiais que lhes permite desempenhar um papel ativo numa sociedade mais justa e com maior equidade. Parabéns a todos os que com o seu esforço pessoal concluíram com sucesso esta importante etapa das suas vidas.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.