Pesquisar

ALi e a Psicomotricidade

O jogo "ALi e a Psicomotricidade" enquadra-se no âmbito da intervenção psicomotora, sendo constituído por um conjunto de atividades lúdico-interativas que se baseiam nos 7 fatores psicomotores e no Modelo Funcional de Luria. 05-06-2020 Direção Regional de Educação
ALi e a Psicomotricidade

Olá, eu sou a ALi! Aqui ao lado temos atividades e jogos on-line para ti. Clica na secção Anexos e encontras: Puzzles, Sequências e outras atividades.

 

Em altura de pandemia e face às restrições que se vivem atualmente, é sabido que muitas famílias ficam confinadas em casa. Com esta nova realidade, o desenvolvimento na infância pode ficar comprometido a diferentes níveis (motor, cognitivo, afetivo/emocional, social) - tendo em consideração as oportunidades, facilidades e dificuldades de cada família - assim como de outras populações que perante as suas características, necessitam de um acompanhamento especializado contínuo, e que no momento atual se encontra restringido. 

 

O jogo "ALi e a Psicomotricidade" é um jogo online que surge no âmbito da intervenção psicomotora, e segundo uma visão preventiva, educativa (e até mesmo reabilitativa), visa colmatar estas carências. 

 

É constituído por um conjunto de atividades lúdico-interativas, baseando-se nos 7 fatores psicomotores e seguindo o Modelo Funcional de Luria. Este Modelo assenta na perspetiva de que o cérebro é resultado da interação da evolução ontogénica e filogenética do Homem ao longo de vários milhões de anos, sendo que este se encontra organizado em diferentes áreas (unidades funcionais) da qual existe uma interligação celular das mesmas.

 

Neste sentido, considera-se a existência de 3 unidades funcionais: a 1ª unidade, que se baseia na receção e integração da informação intra e extracorporal, e enquadra os fatores psicomotores da tonicidade e equilibração; a 2ª unidade funcional, que é responsável pela receção, análise e armazenamento de informação e integra os fatores psicomotores lateralização, noção do corpo e estruturação espácio-temporal; e por fim, a 3ª unidade, que tem como função a programação, regulação e verificação da atividade e engloba a praxia global e praxia fina.

 

É, portanto, um jogo que promove o movimento e a aprendizagem ativa. Sendo constituído por diferentes graus de complexidade, pode ser jogado individualmente ou em grupo, proporcionando um conjunto de vivências lúdicas que podem ser experienciadas no seio da família.

 

 

Este jogo foi elaborado pela psicomotricista Glória Pereira e revisto pela restante equipa da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas.

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.