Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Teleaula

Com o apoio da Fundação Altice 15-06-2020 Direção Regional de Educação
Teleaula
  • A "Teleaula", é um serviço educativo que visa a inclusão dos alunos que, por incapacidades de caráter físico, psicológicas ou doença prolongada, devidamente comprovadas, estão impossibilitados da frequência das aulas e atividades educativas.
     
    Assim, este serviço constitui uma forma de dar resposta à problemática psicológica subjacente à doença grave, crónica e/ou terminal, no aluno, na família e na escola, contribuindo para atenuar estas dificuldades e potenciar o sucesso educativo destes alunos. 

     

    A "Teleaula" concretiza-se pela transmissão das aulas de diversas disciplinas, com recurso à utilização de videoconferência por internet, na plataforma disponibilizada pela Fundação Altice, permitindo assim que o aluno acompanhe as atividades letivas diariamente.

    O serviço "Teleaula" é operacionalizado através da Plataforma disponibilizada pela Fundação Altice, dedicada exclusivamente à "Teleaula" para estabelecimentos de ensino da RAM e de Portugal Continental e inclui uma aplicação de videoconferência que permite aos alunos, impossibilitados de assistir a aulas em regime presencial, de poder participar nas aulas, remotamente, através de uma câmara e um microfone instalados na sala de aula. Esta impossibilidade de frequência das aulas em regime presencial deverá estar devidamente comprovada através de atestado médico e por um período igual ou superior a um mês. 

    A "Teleaula" pode ainda ser operacionalizada através de outras aplicações de videoconferência que permitem receber e enviar vídeo e áudio entre as duas partes, dando assim a possibilidade de assistir às aulas e continuar a sua participação escolar. Para além do vídeo e áudio a plataforma da Fundação Altice permite também a comunicação através de mensagens escritas, entre outras funcionalidades. A Plataforma da Fundação Altice possui atualmente as seguintes funcionalidades implementadas: 

    - Videoconferência;
    - Envio e receção de mensagens escritas (conversação);
    - Envio e receção de ficheiros; 
    - Partilha de aplicações; 
    - Controlo da posição e nível de zoom da câmara PTZ (pan-tilt-zoom), no caso da disponibilidade de uma câmara deste tipo.

    O serviço "Teleaula" é uma iniciativa que tem como base um protocolo estabelecido entre a Fundação Altice e a Secretaria Regional de Educação - Direção Regional de Educação. A Fundação Altice disponibiliza 10 linhas de acesso à internet e 4 Kits de equipamentos destinados a alunos impedidos de frequentar presencialmente as aulas, devido a situação de doença, identificados pelos respetivos estabelecimentos de ensino ou pelos encarregados de educação. O equipamento é instalado na escola que o aluno frequenta e também na sua residência, instituição hospitalar ou outra instituição onde resida, caso não exista equipamento compatível nos referidos locais.