Pesquisar

Dia Internacional da Bengala Branca

Dia 15 de outubro, às 09h30, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos e na Escola EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos. 15-10-2021 Direção Regional de Educação
Dia Internacional da Bengala Branca

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), através da Direção Regional de Educação, assinala o Dia Internacional da Bengala Branca, no dia 15 de outubro, às 09h30, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos e na Escola Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar do Estreito de Câmara de Lobos. O programa do evento inclui um momento com Testemunhos, que assinalam o simbolismo do dia, assim como a dinamização de atividades de Orientação e Mobilidade.

A União Mundial de Cegos, desde 1964, e anos mais tarde, em 1970, em conjunto com a UNESCO, declararam o dia 15 de outubro, o Dia Internacional da Bengala Branca. Para esta organização a bengala branca é o símbolo da independência, da dignidade e capacidade das pessoas cegas. Este dia internacional é, portanto, uma oportunidade para pessoas com e sem cegueira ou baixa visão, se juntarem e apoiar a transição das pessoas cegas à integração plena na sociedade, refletir sobre os obstáculos que este grupo de pessoas enfrenta no seu quotidiano, bem como alertar para a urgência do desenvolvimento das acessibilidades.

 A Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira, da Direção de Serviços de Educação Especial, unidade flexível da Direção Regional de Educação, conta com uma equipa multidisciplinar, formada por docentes especializados na área da cegueira e da baixa visão e técnicos superiores, que apoia pessoas com cegueira ou baixa visão. A equipa de acompanhamento nesta área específica realiza uma intervenção técnica e pedagógica especializada com crianças, jovens e adultos nas seguintes áreas: Orientação e Mobilidade; Atividades de Vida Diária; Acompanhamento à escolaridade; Acompanhamento/Intervenção social, psicomotora e psicológica; Leitura e escrita Braille; Adaptação do posto de trabalho.

Este evento conta com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, da Diretora de serviços de Educação Especial, Glória Gonçalves, entre outras entidades.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.