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A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Altice entregam conjunto de soluções de apoio à comunicação acessível às Bibliotecas Escolares da Região

A cerimónia de entrega às Bibliotecas Escolares da Região decorreu no dia 11 de maio, às 11h00, na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-escolar e Creche Professor Eleutério de Aguiar. 11-05-2023 Direção Regional de Educação
A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia  e a Fundação Altice entregam conjunto de soluções de apoio à comunicação acessível às Bibliotecas Escolares da Região

No âmbito do protocolo estabelecido, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional da Educação (DRE), e a Fundação Altice irão proceder à entrega, às Bibliotecas Escolares da Região, de um conjunto de soluções de apoio à comunicação acessível, no dia 11 de maio, pelas 11h00, na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-escolar e Creche Professor Eleutério de Aguiar.

O protocolo, realizado no âmbito do Programa Inclui, apoia o projeto “Todos Podem Ler” que tem como finalidade promover a comunicação acessível, a leitura e a escrita para todos nas bibliotecas escolares, criando e divulgando livros e atividades em formatos acessíveis a todos a tecnologias de apoio à comunicação e à leitura e escrita.

Nesta senda, as soluções tecnológicas de acessibilidade às comunicações, desenvolvidas e apoiadas pela Fundação Altice Portugal, no âmbito de Programa Inclui permitem a inclusão escolar de alunos e outras pessoas com limitações neuromotoras ou cognitivas, na audição, na visão e na fala. A DRE complementa ainda esta entrega com kits de livros e atividades em formatos acessíveis: braille e imagens táteis, áudio, digital, Língua Gestual Portuguesa, Leitura Fácil, Símbolos pictográficos ou caracteres ampliados. No âmbito do protocolo com a Fundação Altice, a Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas da DRE colabora ainda na avaliação e desenvolvimento dos equipamentos e serviços disponibilizados por esta instituição.

O evento, que simboliza o reforço de uma educação que se pretende inclusiva, conta com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes e do Diretor Comercial da Altice na Madeira, Jorge Sequeira,  entre outras entidades.

Refira-se que a DRE tem vindo a dinamizar diversas atividades nos estabelecimentos de ensino, com o objetivo de estimular a leitura junto dos alunos e de promover a leitura inclusiva através da utilização de tecnologias de apoio e livros e atividades multiformato. O Projeto “Todos Podem Ler”, criado em 2010, está, desde 2015, na fase de disseminação nas bibliotecas escolares, sempre com o apoio da Fundação Altice.

 

Esta disseminação, através de divulgação dos kits, de ações de sensibilização e de formação, promovendo a criação de recursos em formatos acessíveis e a divulgação de tecnologias de apoio/ajudas técnicas, foi realizada em 7 etapas. Até ao momento, estão contemplados 28 estabelecimentos de ensino

 

A Fundação Altice apoia ainda, desde 2011, o Projeto Teleaula na RAM e também, mais recentemente, os projetos inovadores Leitura avançada com écrans, ACCESS FAST e PC4Dys, assim como outros projetos e atividades desenvolvidas pela DRE, designadamente, no âmbito do Programa Inclui, destinados à inclusão escolar de alunos com diferentes tipos de necessidades, tais como software e outros equipamentos considerados produtos de apoio para os alunos com esse tipo de competências, além de formação especifica. Neste sentido, será disponibilizado a cada estabelecimento de ensino supracitado, para utilização na biblioteca escolar na dinamização de atividades de leitura e escrita inclusivas, 1 computador portátil, 1 tablet e 1 kit de livros e atividades multiformato (“O gato amarelo”, “Ogima: o viajante do espaço no planeta dos BMQ”, e “O Pássaro que Brilha”, entre outros). Serão ainda disponibilizados, de acordo com as necessidades dos alunos, o software GRID3 e digitalizadores para facilitar o acesso (visual e auditivo) a alunos com graves dificuldades de comunicação e/ou interação.


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