Pesquisar

SRE e Fundação Altice entregaram soluções tecnológicas de acessibilidade às comunicações e à leitura e escrita inclusivas às bibliotecas escolares do 1º ciclo da RAM.

Escolas da Madeira receberam ferramentas tecnológicas para promover a leitura e a escrita inclusivas. 25-10-2021 Direção Regional de Educação
SRE e Fundação Altice entregaram soluções tecnológicas de acessibilidade às comunicações e à leitura e escrita inclusivas às bibliotecas escolares do 1º ciclo da RAM.

No âmbito do protocolo estabelecido entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) e a Fundação Altice, a Direção Regional de Educação (DRE) promoveu a cerimónia de entrega de um conjunto de soluções tecnológicas de acessibilidade às comunicações desenvolvidas e apoiadas pelo universo Altice Portugal, às bibliotecas escolares do 1º ciclo da Região, durante o III Seminário Tecnologias de apoio na Educação que decorreu, no dia 25 de outubro, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, das seguintes escolas: Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar (EB1/PE) da Corujeira, EB1/PE/C do Caniçal, EB1/PE de Assomada e EB1/PE da Ponta Delgada e Boaventura. A DRE complementou esta entrega com  kits de livros e atividades em formatos acessíveis: braille e imagens táteis, áudio, digital, Língua Gestual Portuguesa, Leitura Fácil, Símbolos pictográficos ou caracteres ampliados.

 

Neste evento, que contou com a presença do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes e da Diretora da Fundação Altice, Ana Estelita, entre outras entidades, o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, explicou que “A SRE e a Fundação Altice estabeleceram um protocolo no sentido de equiparmos as nossas escolas com um conjunto de ferramentas que possibilitam que os alunos com determinado tipo de dificuldade e de deficiência possam aceder à leitura e à escrita. Aliás o projeto chama-se “Todos podem Ler” exatamente por isso”. O governante referiu ainda que a implementação do projeto “Todos Podem Ler” nos estabelecimentos de ensino tem sido feita por etapas.

 

Até ao momento estão contemplados 20 estabelecimentos de ensino, a saber:

1.ª etapa (2015):

EB1/PE da Ribeira Brava

EB1/PE do Lombo do Guiné

EB1/PE Visconde Cacongo

EB1/PE do Ribeiro Domingos Dias

2.ª etapa (2016):

 

EB1/PE do Garachico

EB1/PE de Santa Cruz

EB1/PE da Ajuda

EB1/PE da Calheta

3.ª etapa (2017):

 

EB1/PE do Covão,

EB1/PE do Galeão,

EB1/PE do Livramento,

EB1/PE do Boliqueime.

4.ª etapa (2018):

 

EB1/PE do Lombo Segundo,

EB1/PE/C de São Vicente

EB1/PE da Lourencinha

EB123/PE Bartolomeu Perestrelo

5.ª etapa (2020):

 

EB1/PE do Estreito da Calheta

EBS/PE/C do Porto Moniz

EB1/PE/C de São Gonçalo

EB1/PE do Areeiro e Lombada

6.ª etapa (2021):

 

EB1/PE da Corujeira

EB1/PE/C do Caniçal

EB1/PE de Assomada

EB1/PE da Ponta Delgada e Boaventura

 

Importa também destacar outros projetos e atividades desenvolvidas pela DRE com o apoio da Fundação Altice:

 

Desde 2012, funciona na Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas (DAAT) um núcleo da Fundação Altice, na área da “acessibilidade e comunicação”, que permite apoiar projetos e iniciativas na área da Educação, nomeadamente através de programas destinados à inclusão escolar de alunos com diferentes tipos de necessidades. Para o efeito, têm sido disponibilizadas, pela Fundação Altice, soluções de acessibilidade que incluem software e outros equipamentos considerados ajudas técnicas/produtos de apoio para os alunos com esse tipo de competências, além de formação específica.

 

No âmbito dos protocolos com a Fundação Altice, a equipa da DAAT colabora na avaliação e desenvolvimento dos equipamentos e serviços disponibilizados por esta instituição.

 

De destacar que, para efeitos de utilização da biblioteca escolar para a dinamização de atividades de leitura e escrita inclusivas com os alunos, será disponibilizado a cada um dos estabelecimentos de ensino supracitados o seguinte: 1 computador portátil, 1 tablet e 1 kit de livros e atividades multiformato: “O gato amarelo”, “Ogima: o viajante do espaço no planeta dos BMQ”, “Uma aventura no Mar” e “O Pássaro que Brilha”.

 

No evento, divulgou-se ainda os últimos 2 ebooks multiformato editados pela DRE, da coleção eBooks-leitura Inclusiva e que resultam do trabalho colaborativo entre os técnicos superiores de 15 bibliotecas escolares e a equipa da DAAT. Os ebooks “Os Guardiões da Natureza” e “Os Guardiões da Natureza - versão adaptada” pretendem contribuir para a produção e promoção da Literatura Inclusiva, destinada à infância e à juventude, através da utilização de formatos alternativos, designadamente, Símbolos Pictográficos para a Comunicação, Língua Gestual Portuguesa, Áudio ou Leitura fácil.

 

Pode consultar a notícia online AQUI.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.