Pesquisar

Lions Clube do Funchal entregou, na Escola Prof. Eleutério de Aguiar, materiais e conteúdos na área da Terapia da Fala.

Esta iniciativa decorreu no âmbito de um protocolo com a Direção Regional de Educação. 05-04-2022 Direção Regional de Educação
Lions Clube do Funchal entregou, na Escola Prof. Eleutério de Aguiar, materiais e conteúdos na área da Terapia da Fala.

O Lions Clube do Funchal entregou no passado dia 1 de abril, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche Prof. Eleutério de Aguiar, um conjunto de materiais e conteúdos de intervenção na área da Terapia da Fala, no âmbito de um protocolo com a Direção Regional de Educação.

Na cerimónia estiveram presentes o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, o Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, a Governadora dos Distritos Centro-Sul do Lions Club International, Sofia Félix, e a presidente da Direção do Lions Clube do Funchal, Teresa Jardim, entre outras entidades.

Num universo de 303 crianças e alunos que frequentam a escola Prof. Eleutério de Aguiar, 18 são surdas e 44 com outras necessidades de medidas de suporte à aprendizagem, as quais também beneficiarão da utilização destes materiais.

"Numa escola de referência para a educação bilingue de alunos surdos, o terapeuta da fala tem um papel relevante tanto na capacitação da equipa e famílias, como na promoção das competências comunicativas e linguísticas da criança surda. É fundamental que a criança surda tenha um contexto linguístico o mais precocemente possível, seja através da língua portuguesa e/ou da Língua Gestual Portuguesa. As tecnologias de apoio para a audição oferecem às crianças uma nova forma de ouvir, mas há um longo percurso na aquisição e desenvolvimento de linguagem, independentemente da modalidade", acrescenta a mesma fonte.

Jorge Carvalho enalteceu o gesto do Lions Clube do Funchal: “É sempre importante, mas acima de tudo gratificante, vermos que existem um conjunto de instituições que gravitam à volta das escolas, instituições da comunidade, que estão atentas à formação e procuram dar um contributo para que ela ocorra de forma muito mais significativa e positiva. O Lions Clube tem sido um parceiro nesse sentido.”

A Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche Prof. Eleutério de Aguiar é considerada uma escola de referência para a educação bilingue de alunos surdos. Jorge Carvalho destacou o contributo muito significativo dos elementos que integram a comunidade educativa da instituição, para que, “numa população que sendo diferente que necessita de respostas diferenciadoras, possa ter aquilo que todas as crianças têm que é possibilidade de aprender, de crescer num contexto que é adequado”. Jorge Carvalho alertou para a necessidade de “transformar a sociedade por princípios de equidade em que procuramos, naquilo que exige respostas diferentes, ter efetivamente essas respostas, porque só por aí nos tornamos todos iguais”. Acrescentando, ainda, “seria difícil de compreender que para quem é diferente tivéssemos uma resposta igual a de todos”.

Por sua vez, a Governadora dos Distritos Centro-Sul, Sofia Félix, louvou a atuação do Lions Clube do Funchal, um clube de referência pela sua participação na comunidade.

 

Pode consultar as notícias online no Diário de Notícias e na RTP Madeira.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.