Pesquisar

STFP na UCAD - Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências

Ações de sensibilização para formandos e para a equipa multidisciplinar no âmbito do projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos” (ESPR) 19-01-2023 Direção Regional de Educação
STFP na UCAD - Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências

No âmbito do projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos” (ESPR), da responsabilidade da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, respeitante ao tema Riscos Tecnológicos e Riscos Mistos, foram dinamizadas várias ações de sensibilização, pela UCAD - Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, para um total de 80 formandos, sendo que uma delas teve como público alvo a Equipa Multidisciplinar do STFP.

Aos Formandos foram abordados temas como: o conceito de comportamento aditivo - consumo de droga, álcool, jogo excessivo e telemóvel; conceito de dependência – impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma contínua (sempre) ou periódica (frequentemente) para obter prazer ou para aliviar a ansiedade, o medo, etc.; quem é verdadeiramente responsável – a pessoa que vende ou quem consome?

No decurso da formação foi dinamizada uma atividade lúdica em que à medida que os formandos numeravam as causas do consumo – motivos pelo qual alguém consome – a Dra. Nazaré Freitas passava uma corda em torno de uma jovem que estava sentada numa cadeira. No final, pediu à jovem que se levantasse e regressasse ao seu lugar, o que não foi possível, pois a jovem estava amarrada e sozinha não se conseguiu libertar, pelo que se pode concluir que não é fácil deixar o consumo, pois às vezes é necessário pedir a ajuda de alguém ou de algum serviço competente.

À Equipa Multidisciplinar do STFP foi abordado que caso algum formando se apresente no STFP com indícios de consumo, o serviço pode solicitar a colaboração da PSP – Policiamento de Proximidade/Escola Segura, o Centro de Saúde onde o serviço está inserido, a UCAD para o agendamento de uma consulta/acompanhamento, a CPCJ caso o formando seja menor de idade e/ou a EMAT caso o formando esteja referenciado.

O Dr. Nelson Carvalho, deu a conhecer o Programa Atlante, dinamizado aos vários estabelecimentos de ensino/formação, sobre a prevenção das toxicodependências, dotar os formandos de informação, atitudes, valores e competências pessoais necessários para decidir de forma racional e autónoma sobre a oferta de drogas. Uma vez que este programa é dinamizado pelos professores/formadores e dirigido, no caso do STFP, aos formandos do 3º Ciclo, ficou para averiguar qual a disponibilidade da equipa da UCAD em nos habilitar desta competência a fim de ser implementada no nosso serviço.  

Funchal, 19 de janeiro de 2023

Grupo de trabalho ESPR


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.