Pesquisar

Jornadas "Construindo Pontes para o Sucesso Educativo com a Comunidade"

O evento terá lugar no dia 26 de maio de 2023 das 8h30 às 13h00 no Museu da Imprensa de Câmara de Lobos e das 14h30 às 17h00 na Praça da Autonomia 05-05-2023 Direção Regional de Educação
Jornadas "Construindo Pontes para o Sucesso Educativo com a Comunidade"

A Direção Regional de Educação, através da Divisão de Apoio Educativo Especializado, mais concretamente do Centro de Recursos Educativos Especializados (CREE) de Câmara de Lobos, organiza no dia 26 de maio de 2023 um evento formativo designado “Construindo Pontes para o Sucesso Educativo com a Comunidade”, que acontecerá no Museu de Imprensa de Câmara de Lobos e Praça da Autonomia.

 

A necessidade de uma resposta eficaz à diversidade e caraterísticas de todos e de cada um dos alunos é cada vez mais uma preocupação dos Estabelecimentos de Educação e Ensino e de todos aqueles que intervém em contextos educativos. Para responder a estes novos desafios, é necessário criar oportunidades de aprendizagem efetivas e inclusivas que permitam a cada criança/aluno o acesso ao currículo e às atividades, através da diversificação de métodos e estratégias de ensino.

A promoção do sucesso educativo de cada criança/aluno implica atender ao seu estilo de aprendizagem e às suas caraterísticas individuais, através da promoção da acessibilidade aos conteúdos e da necessária flexibilização do currículo, independentemente das suas caraterísticas cognitivas e pessoais e de acordo com normas de exigência elevadas, em ambientes o menos restritivos possível. A realidade do sistema educativo atual exige reflexão e partilha e como tal, esta é cada vez mais uma preocupação dos estabelecimentos de educação e ensino e dos serviços da comunidade, que importa enaltecer e responder com a promoção de ações e momentos de partilha que permitam colocar em comum, preocupações, estratégias e boas prática. O trabalho em rede é um processo longo, de construção de espaços de encontro e ação conjunta, que envolvem cumplicidade, articulação e compromisso. Deve valer-se da diversidade de pensamentos e opiniões e produzir processos de aprendizagem comuns, que se convertam em linhas de ação para todos.

Esta ação tem como principal objetivo, refletir com os parceiros da comunidade local e com os estabelecimentos de educação e ensino, práticas colaborativas, realçando a importância da articulação entre todos para o sucesso educativo das crianças e alunos do concelho de Câmara de Lobos.

 

 

Para se inscrever, CLIQUE AQUI.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.