Pesquisar

Ofício Circular N.º 047 de 13 de maio de 2021

Manuais Digitais: recolha dos Tablets para preparação do ano letivo 2021/2022 13-05-2021 Direção Regional de Educação
Ofício Circular N.º 047 de 13 de maio de 2021

No âmbito da implementação do projeto Manuais Digitais, tem vindo a ser realizada, de forma progressiva, uma intervenção na infraestrutura de rede, através da instalação de uma série de equipamentos de alto rendimento, no sentido de dotar as escolas uma rede WIFI que possibilite a cobertura de todos os espaços escolares e que seja fluente no suporte aos momentos de aprendizagem dos alunos.

O Projeto dos Manuais Digitais, iniciado no ano letivo de 2019/2020, para os alunos do 5.º ano de escolaridade das escolas públicas da RAM, e corrente ano letivo, este projeto foi alargado a todas as turmas do 6.º ano de escolaridade da RAM, bem como a às turmas do 7.º ano de escolaridade dos concelhos da Calheta, Ribeira Brava e São Vicente, estendendo-se de forma progressiva e sequencial, no próximo ano letivo, para todos os alunos dos cursos gerais dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

 

Deste modo, devem as escolas, aos alunos a quem, neste ano letivo, no âmbito do projeto, foi disponibilizado, através de empréstimo, equipamento específico, para efeitos da renovação desse mesmo empréstimo para o ano letivo de 2021/2022, e de acordo com o regulamento da utilização dos Manuais Digitais, desenvolver os seguintes procedimentos e orientações:

1. Cada escola deve tomar as diligências necessárias que conduzam à recolha dos equipamentos (tablets) emprestados aos alunos, bem como das capas de proteção, canetas e carregadores;

2. A recolha deve estar concluída até ao último dia de aulas (25 de junho para os alunos do 7.º ano e 30 de junho para os alunos do 2.º ciclo), uma vez que, nessas datas, os respetivos equipamentos serão alvo de um "Massive Reset", enviado através do MDM Knox Manage;

3. Este processo irá repor os padrões de fábrica em todos os equipamentos, eliminando todas as aplicações instaladas pelos alunos, assim como todos os documentos. Por esse motivo, é importante informar os alunos e respetivos encarregados de educação da necessidade de procederem à cópia de segurança dos ficheiros pessoais armazenados na memória interna dos equipamentos;

4. Chama-se, igualmente, a atenção para a necessidade de os alunos identificarem o equipamento que lhes está atribuído, de modo a que o mesmo lhe seja devolvido no início do próximo ano letivo.

 

Todo este processo deve ser concretizado tendo em conta a necessidade de cumprir as medidas em vigor no atual contexto da Pandemia COVID-19.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.