Pesquisar

Ofício Circular N.º 113 de 07 de outubro de 2021

Sessão formativa: Dinâmicas pedagógicas e flexibilidade curricular 07-10-2021 Direção Regional de Educação
Ofício Circular N.º 113 de 07 de outubro de 2021

Com o objetivo de reforçar o processo de autonomia e flexibilidade curricular, e no quadro da legislação em vigor, a Região Autónoma da Madeira (RAM) confere aos estabelecimentos de educação e ensino a possibilidade de encontrar soluções pedagógicas e adotar diferentes formas de gestão e de organização do trabalho e do ano escolar, adequada ao
contexto de cada comunidade educativa.
Dada a importância de que se reveste esta possibilidade, importa continuar a clarificar os termos e as condições em que as escolas, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, podem implementar uma gestão das matrizes curriculares-base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básicos e secundário, com vista ao desenvolvimento de planos de inovação, (cf. artigo 223 da Portaria n.º 357/2021, de 29 de junho). Com este objetivo, irá decorrer uma sessão formativa "Dinâmicas pedagógicas e flexibilidade curricular", no dia 14 de outubro, entre as 09h30 e as 17h30, na Escola Secundária Jaime Moniz. A referida sessão será dinamizada pela equipa de coordenação nacional da Direção Geral de Educação, designadamente a Dra.
Cristina Palma e o Dr. Hélder Pais.

Tendo em consideração o universo total de estabelecimentos de ensino públicos e privados da RAM e com o objetivo de possibilitar que cada estabelecimento participe com dois elementos considerou-se organizar esta sessão em duas temáticas complementares:
- Conceção e desenvolvimento de planos de inovação
- Avaliação para as aprendizagens
Cada estabelecimento de educação e ensino deverá efetuar a inscrição dos dois elementos escolhidos até dia 11 de outubro, 2.a feira, através da seguinte hiperligação https://forms.gle/LcWjq22VvkULAqio6
Estes momentos serão, certamente, uma excelente oportunidade de mobilização e envolvimento das escolas na promoção de medidas contextualmente significativas e que melhor respondam às necessidades individuais dos alunos, das famílias e da comunidade educativa.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.