Pesquisar

Ofício Circular N.º 133 de 14 de dezembro de 2021

Oferta de equipamento e participação no Curso de Formação Ensino da Astronomia com base em Inovações Científicas. 14-12-2021 Direção Regional de Educação
Ofício Circular N.º 133 de 14 de dezembro de 2021

A Direção Regional de Educação promove, de 08 de janeiro a 09 de abril de 2022, o Curso Ensino da Astronomio com base em lnovações Científicas.
Esta formação decorre de uma parceria com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, no âmbito de um projeto internacional de utilização de dados da missão científica Sloon Digitol Sky Survey (SDSS) e prevê que, cada uma das escolas com docentes em formação receba graciosamente uma placa metálica utilizada para a observação de astros com os telescópios do SDSS. O curso de formação aborda resultados e processos científicos atuais e capacitará professores dos Grupos de Recrutamento 420,500,510,520 e 530, do 3.º ciclo e do ensino secundário, para a manipulação e exploração destas placas metálicas facilitando, desta forma, às escolas envolvidas, o conhecimento necessário ao desenvolvimento de projetos e dinâmicas que conduzam a aprendizagens significativas e diversificadas em ciências e tecnologias e, mais concretamente, em astronomia.
Nesta medida, solicita-se a indicação de um docente ligado às áreas científicas e tecnológicas, eventualmente comprometido com projetos de vária natureza, nomeadamente de autonomia e flexibilidade curricular, ou outros, versando Ciências, Tecnologias, Engenharias, Matemática. Espera-se que este docente venha a contribuir para divulgar e operacionalizar a manipulação das placas, bem como o acesso direto aos dados do telescópio e aos astrónomos que trabalham esses dados, quer junto de outros colegas interessados, quer junto dos alunos, tanto em contexto curricular como de enriquecimento curricular.
Assim, o docente indicado deverá proceder à sua inscrição na Plataforma Interagir, até à data-limite de 31 de dezembro de 2021, através do link https://bit.ly/3dHT2vL
Neste mesmo local poderá ser consultado o Programa detalhado do Curso.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.