Pesquisar

Ofício Circular N.º 009 de 02 de fevereiro de 2021

Experiência Pedagógica de promoção do sucesso e da inclusão: Desenho Universal para a Aprendizagem 02-02-2021 Direção Regional de Educação
Ofício Circular N.º 009 de 02 de fevereiro de 2021

No âmbito da Estratégia Regional para a implementação de uma Educação Inclusiva nas escolas da RAM, de que resultou, nomeadamente, a publicação do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020, de 29 de julho, importa continuar a reforçar a construção de respostas educativas e formativas que permitam aos alunos seguir percursos diversificados, promovendo o sucesso e a inclusão. Esta resposta á diversidade pela flexibilização dos percursos escolares é decisiva deve constituir-se como garantia de uma escola inclusiva.

Neste contexto, pretende-se desenvolver, ao longo deste ano letivo, uma Experiência Pedagógica do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), em algumas escolas do 1.º ciclo do ensino básico.

Esta Experiência Pedagógica terá como consultora a Dra. Manuela Alves, docente especializada no Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo e coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, doutora em Educação, com investigação na área do Desenho Universal para a Aprendizagem e Inclusão, e que tem colaborado com a Direção Regional de Educação, quer através da orientação de ações de formação, quer através de reuniões e encontros.

Em consonância com o trabalho que já vem sendo realizado nas escolas da RAM, e reconhecendo a importância desta abordagem, considerou-se pertinente avançar, agora, com esta Experiência Pedagógica em colaboração com 4 escolas do 1.º ciclo do ensino básico, permitindo depois que os "resultados e conclusões" deste trabalho sejam disponibilizados e rentabilizados em todas as escolas da RAM, e possam contribuir para o enriquecimento da qualidade da sua ação pedagógica.

Pretende-se, ainda, proporcionar a cada uma das 4 escolas envolvidas:

a) Formação à direção e às equipas educativas da escola, orientada pela Doutora Manuela Alves, sob o tema: "Construir uma abordagem flexível e inclusiva do currículo com o Desenho Universal para a Aprendizagem no Pré e 1.º Ciclo do Ensino Básico";

b) Consultoria, monitorização e acompanhamento da experiência pedagógica.

Considera-se que a participação nesta iniciativa dará, cada vez mais, coerência e consistência às políticas educativas prosseguidas na RAM.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.