Pesquisar

Ofício Circular N.º 015 de 28 de janeiro de 2022

Projeto Avaliação e Intervenção ao nível dos riscos psicossociais. 28-01-2022 Direção Regional de Educação
Ofício Circular N.º 015 de 28 de janeiro de 2022

Os riscos psicossociais são fatores que podem contribuir para causar dano ao nível da saúde psicológica e física dos recursos humanos de uma organização. Podem originar-se por problemas na conceção, organização e gestão do trabalho ou ainda resultar de um contexto social de trabalho exigente.
Na sequência de um projeto piloto que está a ser promovido pela Direção Regional de Educação, foram indicadas 5 escolas para beneficiar de um programa de avaliação de Riscos Psicossociais, no âmbito preventivo da Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional.
Este programa é promovido pela Secretaria Regional da Educação, através da Direção Regional de Educação, integrado no protocolo de colaboração com a Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos portugueses.
Prevê uma duração de 10 meses e, de um modo geral, é indicada para os recursos humanos do estabelecimento (cargos dirigentes, docentes e não docentes).
Especificamente, o processo integra uma fase de sensibilização onde se prestará informações sobre o que são os riscos psicossociais e o impacto da saúde psicológica ao nível ocupacional e no processo educativo. Seguir-se-á uma fase de avaliação dos riscos psicossociais no contexto laboral. Após esta fase, serão devolvidos os resultados da mesma, procurando definir medidas de apoio à prevenção e promoção da saúde psicológica no vosso contexto educativo, orientada para as pessoas que integram a missão do Estabelecimento de Ensino.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.