Pesquisar

Ofício Circular N.º 066 de 27 de abril de 2022

Convite para a sessão de apresentação: "Minecraft: Education Edition - Mundo da Festa da Flor". 01-05-2022 Direção Regional de Educação
Ofício Circular N.º 066 de 27 de abril de 2022

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação em parceria com a Microsoft Portugal e a Visionarium Portugal irá desenvolver, durante o mês de maio, atividades enquadradas nas disciplinas de TIC e Ciências da Computação com recurso à ferramenta "Minecraft Education" da Microsoft, destinados, mais diretamente, a todos os alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Neste sentido, convida-se o/a(s) docente(s), responsável pela disciplina das Ciências da Computação e coordenação de TIC a estarem presentes numa sessão de apresentação no dia 03 de maio, às 15:00 horas, no auditório da Escola da APEL.

Mais se informa que a sessão contará com a presença do Sr. e Secretário Regional de Educação Ciência a Tecnologia e terá a intervenção do Diretor da Western Europe Education Sector da Microsoft, Rui Grilo, da Diretora da Educação e Filantropia da Microsoft Portugal, Sandra Martinho e do Presidente do Visionarium Portugal, Nuno Moutinho.

O Minecraft: Education Edition é o jogo pedagógico de referência da Microsoft. Trata-se de uma plataforma de game-based learning e de colaboração para os estudantes desenvolverem competências nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática) e criatividade através das diversas atividades inovadoras que podem ser desenvolvidas, especialmente, em contexto de sala de aula.

É precisamente neste âmbito que a Microsoft Portugal criou, em parceira com o Visionarium, o Mundo da Festa da Flor: um mundo de Minecraft personalizado à realidade da tradição da Festa da Flor para ser utilizado em contexto de sala de aula e livremente por todos os alunos da Região Autónoma da Madeira durante o mês de maio.

Esta iniciativa visa também potenciar a celebração da Festa da Flor, utilizando o jogo e as possibilidades do digital, como forma de envolver os mais jovens neste importante evento cultural, reforçar a sua importância e relevância ao nível regional e permitir a atenção de todo mundo para esta celebração da Região.

Ao longo do mês de maio, os alunos terão disponíveis 2 tutoriais sobre o uso do Minecraft, 3 atividades sobre o Muro da Esperança, os Tapetes de Flores e um Peddy Paper sobre a Flora da Madeira. Este Mundo da Festa da Flor estará disponível na biblioteca pública com visibilidade externa a nível nacional bem como internacional para todo o contexto da educação.

De modo a potenciar aprendizagens ativas e desafiantes, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia concebeu um Plano de Ação Estratégica para a Inovação Educacional nas escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), que está a ser progressivamente implementado desde 2018.

Esta iniciativa enquadra-se no Plano de Ação Estratégica para a Inovação Educacional nas escolas da RAM, que a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia concebeu para potenciar aprendizagens ativas e desafiantes para os alunos.

No contexto, desta aposta no desenvolvimento e aprofundamento das competências digitais e da integração do digital ao nível educativo, que a RAM tem vindo a concretizar nos últimos anos, a participação das escolas nesta iniciativa será, certamente, uma clara mais-valia no sentido de dar, cada vez mais, coerência e consistência a esta opção estratégica em termos de políticas educativas.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.