Pesquisar

Ofício Circular N.º 048 de 13 de março de 2023

Formação em Contexto para Educadores de lnfância 22-02-2023 Direção Regional de Educação
Ofício Circular N.º 048 de 13 de março de 2023

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação propõe-se levar às escolas um Ciclo de Encontros Formativos pensados intencionalmente para os educadores de infância.

Pretende-se que estes encontros "Pensar a Educação de lnfância em Cooperação", se afirmem como uma rede de apoio à reconstrução de práticas e que conduzam à afirmação de uma perspetiva lúdica e holística das aprendizagens na

Educação de lnfância.

Propomo-nos incentivar e apoiar processos colaborativos de autoformação cooperada e de desenvolvimento profissional dos educadores de infância de cada uma das escolas que escolha integrar este projeto, estabelecendo e alimentando,desejavelmente, novas redes de colaboração entre escolas.

Este ciclo de encontros, dinamizado pela Educadora de lnfância Ângela Ferreira, Formadora na Direção Regional de Educação, é composto por 8 módulos que se debruçam sobre diferentes dimensões da Pedagogia para a lnfância e sobre Metodologias Participativas.

Cada módulo tem uma duração própria, consoante as dimensões a abordar. Cada sessão formativa, por outro lado, terá sempre a duração de 3 horas.

 

Oferta formativa

Módulo 1         Vamos pensar as nossas práticas educativas? (Workshop comum a todas as escolas participantes no projeto)
 
Módulo 2 Organização do Ambiente Educativo: o que nos dizem as OCEPE?                                                                                
Módulo 3 observar, Documentar, Planear e Avaliar na Educação de lnfância
Módulo 4 Uma Avaliação Formativa e formadora na Educação de lnfância:Os Portefólios de Aprendizagem e as Histórias de Aprendizagem
Módulo 5 Partes Soltas: as potencialidades dos materiais de fim aberto no desenvolvimento de competências do século XXI
Módulo 6 Um currículo espreita fora das nossas salas!
Módulo 7 A Aprendizagem por Projetos e a Abordagem STEAM nas salas de Educação de lnfância
Módulo 8 Cuidar das Transições Educativas

Todos os módulos podem ser frequentados de uma forma independente.
 

São os educadores de infância, de cada escola, que decidem que módulos querem ver abordados, assinalando-os num formulário de inscricão, disponibilizado pela DRE.

A frequência nestes encontros será sempre de caráter facultativo. Caberá a cada educador de infância, individualmente, decidir se participa, ou não, no projeto de formação.

De acordo com o número de escolas que integrem este projeto, e a diversidade dos módulos selecionados, os encontros poderão acontecer com uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal.

As sessões formativas poderão acontecer numa só escola, de um concelho a definir, sempre que o número de docentes, por escola, seja pouco expressivo e a seleção do módulo a abordar for comum.

Qualquer questão pode ser colocada diretamente para o endereço de correio eletrónico educacaoinfanciaram@gmail.com

Estes encontros serão validados paro efeitos de Progressõo no Correiro.

Em anexo, o poster de apresentação do Projeto de Formação.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.