Pesquisar

Ofício Circular N.º 055 de 20 de março de 2023

Aplicação do Estudo de avaliação do projeto Manuais Digitais: Questionário 01-03-2023 Direção Regional de Educação
Ofício Circular N.º 055 de 20 de março de 2023

Na sequência do ofício desta Direção Regional, de 17/03/2023, sobre a realização do estudo sobre a implementação do "Projeto dos Manuais Digitais", da responsabilidade do investigador, professor catedrático Jubilado Luís Filipe Matos, da Universidade de Lisboa, em colaboração com a DRE, que se concretiza, tal como foi indicado, não só através da realização de uma entrevista online ao órgão de gestão/presidente do concelho executivo e ao(s) coordenador(es) do Projeto Manuais, mas com o preenchimento de um questionário em suporte digital que se dirige aos órgãos de gestão, aos alunos de todas as turmas dos 5.º ao 9.º anos de escolaridade que utilizam os "Manuais Digitais" aos seus respetivos encarregados de educação, aos professores dos 2.º e 3.º ciclos envolvidos diretamente neste Projeto e aos coordenadores do Projeto nas escolas públicas da RAM.

lnforma-se que, por cumprimento da Lei da Proteção de Dados, apenas poderão participar os elementos da Comunidade Escolar, acima referenciados, que expressem o seu consentimento informado (presente no início do questionário), sendo muito importante e desejável que todos aqueles intervenientes participem para que seja possível obter informação mais fidedigna e abrangente.

A aplicação do questionário pode ser feita de imediato e é de preenchimento individual. O seu preenchimento por parte dos alunos, deve ser efetuado desejavelmente em ambiente formal, realizado em contexto de sala de aula com o próprio tablet, (duração aproximada de 10/15 minutos), após a devida autorização do respetivo Encarregado(a) de Educação. Remete-se, em anexo, proposta de Autorização/ Declaração de consentimento informado do(a) Encarregado(a) de Educação em relação à participação do(s) seu(s) educando(s) neste estudo. A recolha desta autorização poderá ser feita através da entrega deste documento (que pode ser devidamente adaptado) a cada aluno para ser assinado pelo respetivo encarregado de educação, solicitando-se a V.ª Ex.ª a decisão do modo e meios, de acordo com os procedimentos internos da escola, para obter essa autorização.
Considera-se que todo este processo organizativo deverá ser coordenado pelo Conselho Executivo, podendo, a título de sugestão, sei conduzido na Escola pelo coordenador do projeto ou por outro elemento que V.ª. Ex.ª. considerar e deverá estar concluído até ao dia 3 de abril.

Neste sentido, solicitam-se a V. Exa, as melhores diligências na organização interna para a operacionalização do referido estudo na Vossa escola, com a maior participação possível de docentes, alunos e encarregados de educação.

Nota: os inquéritos, para preenchimento online, encontram-se nos seguintes links:

 

Link para Alunos que que usam os “Manuais Digitais” (5º ao 9º ano):

https://forms.office.com/e/4s8pyvnZb1

 

Link para Professores que lecionam ou lecionaram turmas (5.º ao 9.º ano) que usam os “Manuais Digitais”:

https://forms.office.com/e/pKJ34sYuEw

 

Link para Encarregados de Educação dos alunos que usam os” Manuais Digitais” (5º ao 9º ano):

https://forms.office.com/e/S53XP8nRGs

 

Link para Coordenador(es) do projeto na escola:

https://forms.office.com/e/vnpZqQ6EbD

 

Link para Órgão de Gestão/ Presidente do Conselho Executivo:

https://forms.office.com/e/HrRt7VhjLB

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.