Pesquisar

IV aCORDE

IV aCORDE - 4.ª edição (2021) de 26 a 30 de abril na ALRAM e Online 21-04-2021 Direção Regional de Educação
IV aCORDE

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística, promove a 4.ª edição do aCORDE, um evento que se realiza no âmbito da comemoração do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses - a decorrer na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, entre os dias 26 e 30 de abril.
O Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses foi criado pelo Governo Regional da Madeira, em fevereiro de 2019, tendo sido eleito o dia 4 de fevereiro, como forma de homenagear Carlos Santos, o autor do livro “Tocares e cantares da ilha”, com a data da sua publicação em 1937. A definição de um dia específico para abordar esta temática visa uma maior consciencialização da população sobre a importância de preservação e divulgação daqueles instrumentos, reforçar o turismo cultural e científico-pedagógico, consagrar e salvaguardar a história dos cordofones tradicionais madeirenses, enaltecer e motivar os artistas que criam, executam e compõem para estes instrumentos e defender a sua origem e a dos instrumentos que dele advêm, como o ukulele e o cavaquinho brasileiro.
Assim, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira acolhe, pelo quarto ano consecutivo, esta iniciativa que conta igualmente com o apoio de algumas instituições que promovem o ensino e a preservação da história dos cordofones tradicionais madeirenses, nomeadamente, o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira e a Associação Musical e Cultural Xarabanda.
Esta edição do aCORDE, tem início no dia 26 de abril com a abertura da exposição que contempla trabalhos realizados por alunos das escolas dos ensinos básico e secundário da RAM, nomeadamente alunos que frequentam a Modalidade Artística de Artes Plásticas (ver anexo*). Participam nesta iniciativa 18 escolas, com 50 trabalhos. As obras patentes nesta exposição são desenhos/pinturas realizados sobre tampos de madeira, correspondentes aos cordofones tradicionais madeirenses, realizados à escala 1:1.
Entre 26 e 30 de abril o público poderá assistir a algumas interpretações musicais de grupos de cordofones tradicionais madeirenses em contexto escolar, na página do facebook da Direção de Serviços de Educação Artística.
No último dia do aCORDE - 30 de abril - o público poderá assistir a uma conferência pelo Investigador Paulo Esteireiro intitulada O processo de valorização dos cordofones tradicionais da Madeira: de Carlos Santos ao Parlamento, seguindo-se a sessão de entrega dos prémios Carlos Santos e Cândido Drummond de Vasconcelos. O términus da 4.ª edição do aCORDE sucederá com um concerto pelo grupo Quarteto Morito, após a entrega dos troféus no salão nobre da ALRAM.

 

Programa do evento:
26 de abril
15h00 - Abertura da Exposição “aCORDE!” (patente entre 26/04 e 30/04)

De 26 a 30 de abril
- Oficinas em várias escolas, com A minha primeira aula de cordofones, com os formadores Ricardo Correia e Catarina Gomes
- Divulgação de vídeos com interpretações musicais por grupos de cordofones tradicionais madeirenses em contexto escolar, na página do Facebook da DS de Educação Artística (ver tabela em anexo**)

30 de abril
15h00 – Conferência - O processo de valorização dos cordofones tradicionais da Madeira: de Carlos Santos ao Parlamento pelo investigador Paulo Esteireiro
15h30 - Entrega de troféus
16h00 - Concerto pelo grupo Quarteto Moritz

 

A prática de Cordofones Tradicionais Madeirenses nas escolas da RAM em atividades de enriquecimento curricular:
O projeto educativo de defesa e divulgação dos instrumentos populares madeirenses nas escolas foi implementado, no panorama escolar regional, pelo Governo Regional da Madeira, no ano letivo 1987-88. Após três décadas destas práticas, assiste-se a uma revalorização da prática destes instrumentos populares (como o braguinha, o rajão e a viola de arame), existindo centenas de alunos a tocá-los nas escolas e em grupos artísticos, nas atividades de enriquecimento curricular. No presente ano letivo, contam-se com 73 grupos de escolas do 1.º ciclo do ensino básico que envolvem cerca de 1000 alunos e 11 grupos inseridos no projeto da Modalidade Artística de Cordofones Tradicionais Madeirenses, dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, que envolvem mais 115 jovens. Paralelamente, eventos de cordofones promovidos na região (encontros, festivais, concertos, workshops e oficinas) contam com a participação de centenas de alunos destas atividades, como é o caso anual do encontro da Modalidade Artística de Cordofones Tradicionais Madeirenses, da Semana Regional das Artes e de outros, tal como é também o contexto do aCORDE, organizados pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.