Pesquisar

Dia Europeu do Desporto na Escola 2021

O Dia Europeu do Desporto na Escola assinala-se a 24 de setembro. 24-09-2021 Direção Regional de Educação
Dia Europeu do Desporto na Escola 2021

No dia em que se assinala o Dia Europeu do Desporto na Escola, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, os dados recolhidos pelos investigadores Liliana Pitacho, Patrícia Palma e Pedro Correia destacam o desporto escolar como tendo facilitado o período de confinamento enfrentado no início do ano.

 

A investigação, levada a cabo no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), notou ainda que os inscritos no desporto escolar tinham uma percentagem menor de aumento de peso, além de reportarem “mais autoestima”.

O desporto escolar funcionou como uma “almofada” na saúde mental de crianças e jovens atletas durante o segundo confinamento, segundo a investigadora Liliana Pitacho, do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT). De acordo com a docente universitária, os dados recolhidos demonstram que a possibilidade de alguma atividade e de contacto na escola, com clubes os fechados, teve efeitos positivos. “Quando comparamos os jovens que estão no desporto escolar com os que não estão – e aqui falamos sempre de atletas federados, quer em modalidades coletivas quer individuais -, o que reparamos é que os jovens do desporto escolar tinham níveis de stress e perturbações de sono significativamente inferiores aos jovens que não estavam no desporto escolar, os níveis de felicidade também eram significativamente mais elevados”.

 

Na Região Autónoma da Madeira, no âmbito da Semana Europeia do Desporto e do Dia Europeu do Desporto na Escola, estão previstas um conjunto de atividades por toda a Região Autónoma Madeira, nos dias 24, 27 e 28 de setembro, envolvendo entidades da Educação e do Desporto, tais como, escolas, clubes, associações e autarquias locais, cuja presença demonstre a importância do Desporto na melhoria da saúde, da qualidade de vida e bem estar dos cidadãos, seguindo todas as orientações e recomendações vigentes em termos de segurança ao nível da saúde. 

 

Para consultar a notícia online, clique aqui.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.