Pesquisar

Atividade Motora Adaptada com Multiatividades Desportivas na Quinta Magnólia

Alunos e utentes com deficiência participaram, no passado dia 10 de novembro, num circuito de Multiatividades Desportivas e experimentaram um leque considerável e alargado de modalidades desportivas 12-11-2021 Direção Regional de Educação
Atividade Motora Adaptada com Multiatividades Desportivas na Quinta Magnólia

Nos últimos anos a Direção de Serviços de Desporto Escolar tem vindo a diversificar cada vez mais a sua oferta desportiva, integrando novas modalidades nas suas atividades de forma incrementada e solidificada. Parte desse esforço tem sido, sem dúvida, realizado na área da Atividade Motora Adaptada, na qual, recentemente, não só foram introduzidas novas modalidades de desporto adaptado, como é o caso do Slalom em Cadeira de Rodas e do Boccia em Equipas, como também foram organizadas atividades que permitem aos alunos e utentes com deficiência uma prática desportiva rica e variada. 

 

Sendo assim, no passado dia 10 de novembro, foi realizado um circuito de Multiatividades Desportivas na Quinta Magnólia, onde os participantes puderam experimentar um leque considerável e alargado de modalidades desportivas. Algumas, como o Ténis, o Padel e a Orientação já tinham integrado o leque de atividades realizadas anteriormente. No entanto, uma vez que a pandemia perturbou a sua prática regular, foram agora novamente introduzidas, para deleite dos participantes. A estas, somaram-se experiências praticamente novas em relação ao Judo, onde o tatami foi pequeno para tanto empenho, e em relação ao Tiro ao Alvo e ao Golfe, onde a pontaria dos participantes foi testada de forma diferente, mas igualmente aliciante. Por fim, um momento de dança deliciou todos os presentes, encerrando deste modo uma manhã fantástica de desporto, num dos lugares públicos mais aprazíveis que a cidade do Funchal tem para oferecer.

 

Seguindo a tendência da última atividade desportiva realizada neste âmbito, verificou-se uma grande adesão, com quase uma centena de participantes, oriundos de 13 escolas e instituições da Região Autónoma da Madeira, mais concretamente da Escola dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-escolar (EB123/PE) Bartolomeu Perestrelo, da Escola dos 2.º e 3.º Ciclos (EB23) da Torre, da EB23 do Caniço, da EB123/PE do Porto da Cruz, do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, da Casa de Saúde Câmara Pestana, da Casa de Saúde São João de Deus, do Centro de Apoio Deficiência Profunda e dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão de Santa Cruz, Camacha, Ponta do Sol, Funchal e Machico.

 

Esta atividade não seria evidentemente possível apenas com o esforço da Direção de Serviços de Desporto Escolar e os seus participantes, realçando-se a colaboração da PATRIRAM – Titularidade e Gestão de Património Público Regional, SA, e da Direção Regional de Desporto pela cedência dos espaços, do Clube Aventura da Madeira pela utilização do mapa de orientação, bem como da Associação de Ténis da Madeira e da Associação de Padel da Madeira pela monitorização nas respetivas atividades.

 

A próxima concentração desportiva no âmbito da Atividade Motora Adaptada realiza-se a 15 de dezembro, no Pavilhão do Funchal, com o primeiro apuramento anual daquela que é provavelmente considerada a sua modalidade mais emblemática, o Boccia, mais concretamente, as classes BC1, BC4 e BC5.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.