Pesquisar

Observatório para a Sobredotação e Talento

A conferência Observatório para a Sobredotação e Talento terá lugar no dia 30 de novembro, na sala de sessões da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, das 14h às 17h30. 19-11-2021 Direção Regional de Educação
Observatório para a Sobredotação e Talento

A Direção Regional de Educação, através da equipa de apoio à intervenção no âmbito das altas capacidades, e a Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS) organizam, no dia 30 de novembro, na sala de sessões da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, das 14h às 17h30, uma conferência pautada pelos seguintes objetivos: 

  • Conhecer o Observatório para a Educação e Talento. 

  • Conhecer o kit do Observatório para a Educação e Talento. 

  • Compreender os conceitos-chave e alguns dos modelos teóricos acerca das altas capacidades e talentos. 

  • Refletir sobre as respostas educativas inclusivas para as altas capacidades e talentos. 

  • Analisar casos práticos e as respostas educativas em ambientes inclusivos. 

A ANEIS encontra-se a desenvolver o Observatório para a Sobredotação e Talento, um projeto financiado pelo programa Cidadãos Ativos (EEA/Grants), em parceria com Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga, Colégio Paulo VI e a Adolescere, enquanto plataforma de ONGs e entidades públicas, que se confrontam ou se dedicam com as questões da sobredotação e talento. 

O Observatório para a Sobredotação e Talento (OST) é uma plataforma em desenvolvimento destinada à comunidade educativa e à comunidade académica/científica, de adesão gratuita e aberta a entidades nacionais e internacionais, com vista ao real conhecimento da situação da sobredotação em Portugal. Pretende centralizar instrumentos e boas práticas de identificação e intervenção nas altas capacidades e talentos a disponibilizar aos aderentes da plataforma e ao público em geral e desenvolver ações de capacitação de técnicos e docentes.  

O OST, que tem como entidade promotora a Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, ambiciona que a temática da sobredotação, talento e altas capacidades seja de domínio público e mobilizadora de ações na área educativa e social, junto de crianças e jovens com características de sobredotação, suas famílias e ambientes educativos, tendo em vista o desenvolvimento integral, a equidade e a inclusão educativa destas crianças e jovens. 

 

As inscrições estão disponíveis na plataforma Interagir: Formação (madeira.gov.pt) 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.