Pesquisar

Madeira - Região Incubadora do Programa Microsoft Showcase School

No âmbito desta iniciativa, decorre uma sessão no dia 26 de novembro, às 9h30, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro destinada às 18 escolas que integram o programa. 25-11-2021 Direção Regional de Educação
Madeira - Região Incubadora do Programa Microsoft Showcase School

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, promove, no dia 26 de novembro, às 9h30, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, a sessão "Madeira - Região Incubadora do Programa Microsoft Showcase School".

De modo a potenciar aprendizagens ativas e desafiantes, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia concebeu um Plano de Ação Estratégica para a Inovação Educacional nas escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), que está a ser progressivamente implementado desde 2018. Este Plano de Ação Estratégica integra, entre outros, o Projeto dos Manuais Digitais para todos os alunos, a partir do 5.º ano, das escolas públicas da Região, a criação de salas de Ambientes Inovadores de Aprendizagem, a criação da disciplina de Ciências da Computação, a formação de professores, a disponibilização a todas as escolas dos ensinos básico e secundário de equipamentos e recursos para as Ciências Experimentais, Ciências da Computação, Programação e Robótica Educacional e a participação em projetos inovadores, de que é exemplo o Projeto "Madeira - Região Incubadora Microsoft Showcase School". Trata-se de uma comunidade exclusiva, espalhada por todo o mundo, reconhecida e elogiada pela sua transformação educacional, que inclui a visão de inovação no ensino, na aprendizagem e na avaliação, com o foco nas competências do século XXI, tais como o pensamento computacional e crítico, a criatividade e colaboração, a promoção de uma mentalidade de crescimento entre professores e alunos, entre outros.

A RAM tornou-se a primeira região do mundo a integrar este Programa, que possibilita um novo olhar sobre a escola, fortemente alicerçado nas tecnologias e privilegiando as metodologias ativas de aprendizagem, em estreita colaboração com a Microsoft, para liderar a inovação na transformação da educação.

A 1.ª fase de implementação do Projeto "Madeira -Região Incubadora Microsoft Showcase School" teve início no ano letivo transato, com a participação de 18 escolas. É chegado o momento de refletir sobre a experiência adquirida nesta 1.ª fase.

Atendendo a que a RAM tem, efetivamente, vindo, nos últimos anos a apostar ao nível das competências digitais e da integração do digital ao nível educativo, esta participação é, certamente, uma clara mais-valia no sentido de dar, cada vez mais, coerência e consistência a esta opção estratégica em termos de politicas educativas e perceber como e em que áreas/competências digitais podem os docentes melhorar.

Esta iniciativa contará com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, e com a intervenção da Dra. Sandra Martinho, Diretora da Educação e Filantropia da Microsoft Portugal.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.