Pesquisar

A ARTE DE VER, o cinema, as imagens, as histórias

Conferência destinada a alunos e professores do Ensino Secundário com o prestigiado jornalista Mário Augusto 03-02-2022 Direção Regional de Educação
A ARTE DE VER, o cinema, as imagens, as histórias

A Direção Regional de Educação organiza a conferência “A ARTE DE VER, o cinema, as imagens, as histórias”, com o prestigiado jornalista Mário Augusto

 

Aproveitando a presença de Mário Augusto na Região para participar no III Encontro STEAM, a Conferência de hoje, destina-se particularmente a alunos e professores do Ensino Secundário, no âmbito do Programa EDUCAmedia, e terá lugar pelas 15h no Museu de Eletricidade - Casa da Luz. 

 

Informação sobre a conferência: 

Os jovens muito cedo desenvolvem uma grande atração pelo meio áudio visual, desde logo pelos jogos e interação com os media a partir de imagens e narrativas cuja base é a mesma do cinema – relatar um conceito, um argumento. Os códigos narrativos do cinema e as suas maiores histórias, hoje são aproveitados na escola como meio de formação cultural e conhecimento.   

 

Esta conferência, para alunos do Ensino Secundário, sobre “A arte de ver”, faz uma viagem pela história do cinema com explicação e contexto dado aos alunos, para melhor entenderem a forma como o audiovisual evoluiu.   

Em pouco mais de um século, o cinema transformou-se numa arte de massas em constante mutação tecnológica, mas sempre fiel ao princípio basilar de contar uma história com princípio, meio e fim, tal como referia Godard: “Não necessariamente contada por essa ordem”.  


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.