Pesquisar

6.ª edição do Campeonato Regional de Jogos Matemáticos (6CRJM)

Este evento tem lugar nos dias 9, 14 e 18 de fevereiro, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol. 07-02-2022 Direção Regional de Educação
6.ª edição do Campeonato Regional de Jogos Matemáticos (6CRJM)

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção regional de Educação, promove a 6.ª edição do Campeonato Regional de Jogos Matemáticos (6CRJM), que terá lugar nos dias 9, 14 e 18 de fevereiro, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol.
No dia 9 de fevereiro, terão lugar as eliminatórias do 1.º ciclo, no dia 14, as eliminatórias do 2.º e 3.º ciclos e no dia 18, a finalíssima com os vencedores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário. Este campeonato conta com a participação de alunos e professores dos 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira, num total de 291 alunos, dos quais 147 alunos do 1.º ciclo, 60 alunos do 2.º ciclo, 63 do 3.º ciclo e 21 do ensino secundário, bem como cerca de 100 docentes. A entrega de prémios, no dia 18 de fevereiro, pelas 12h30, conta com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e outros parceiros do projeto. 
A Final faseada do 6.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos é o culminar de todo o trabalho desenvolvido em cada escola, constituindo-se como uma forma de promover o desenvolvimento de competências matemáticas, nomeadamente, ao nível da concentração na dinâmica de um jogo de tabuleiro; na visualização de sequências de jogadas (previsão de uma sequência de ações); na ponderação e na avaliação de alternativas baseadas em processos de decisão (“pensar primeiro, agir depois”).
O Campeonato Regional de Jogos Matemáticos surge da promoção a nível nacional do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, o qual tem como entidades promotoras a Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva. A nível regional, colaboram para esta iniciativa o Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, a Câmara Municipal da Ponta do Sol, a Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, a Associação de Ténis de Mesa da Ponta do Sol, bem como os seguintes patrocinadores: Contrakapa, Leya, Castelo dos Hambúrgueres, FNAC, EquipVending, Papelaria Bento, Porto Santo Line, Banco Crédito Agrícola, Flow e La Vie – Funchal.

 

Pode consultar as notícias online no Jornal da Madeira e na RTP Madeira.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.