Pesquisar

Projeto Erasmus+ "Stopping Early School Leaving as a Means to Promote Social And Work Inclusion"

A SRE, através da DRE, colaborou com este projeto que está a ser operacionalizado na EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral e que envolve 5 países: Portugal, Espanha, Eslováquia, Polónia e Turquia. 14-02-2022 Direção Regional de Educação
Projeto Erasmus+ "Stopping Early School Leaving as a Means to Promote Social And Work Inclusion"

A SRE, através da DRE, colaborou com o projeto Erasmus+ ‘Stopping Early School Leaving as a Means to Promote Social And Work Inclusion’, que está a ser operacionalizado na Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana) e que envolve cinco países: Portugal, Espanha, Eslováquia, Polónia e Turquia.

 

Todos os anos na Europa milhares de jovens abandonam a escola sem completar a educação obrigatória, um facto que tem como consequência a inexistência de possibilidade de formação, perspetiva de emprego e conduz muitas vezes ao impasse profissional e à exclusão social.

A estratégia de cooperação europeia em educação e formação ET2020 visa promover a equidade, a coesão social e a cidadania ativa. Um dos seus referenciais é a taxa de abandono escolar precoce na educação e formação, que deverá ser inferior a 10% entre os 18 e os 24 anos. Este aspeto chamou a atenção por causa do trabalho que ainda precisa ser feito atingir esta meta.

Na RAM estão a ser implementados vários projetos de cariz internacional, relativamente a esta problemática e outras. Na Escola Básica e Secundária bispo D. Manuel Ferreira Cabral – Santana, decorre um projeto Erasmus + KA201, intitulado ‘Stopping Early School Leaving as a Means to Promote Social And Work Inclusion’, que envolve cinco países: Portugal, Espanha, Eslováquia, Polónia e Turquia.

Durante a terceira semana de janeiro de 2022 teve lugar o Madeira Meeting, em que as equipas participantes do projeto Erasmus + reuniram-se na Madeira, na Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral, sob a coordenação do Professor Bernardino.

O Projecto Erasmus + KA201, “Stopping Early School Leaving as Means to Promote Social an Work Inclusion”, tem como objetivo conhecer e partilhar as melhores experiências sobre o abandono escolar precoce (Early School Leaving) em toda a Europa, uma vez adaptadas, testadas e avaliadas em poucas instituições de cada país, contribuem para alcançar o objetivo irrevogável da convergência dos sistemas educativos nacionais.

O projeto, coordenado por inspetores educacionais espanhóis, conta com uma ampla amostra de diferentes países e foi cuidadosamente selecionada para representar o maior número possível de situações atuais.

A Região Autónoma da Madeira vem, de há muito, a fazer uma aposta, por todos reconhecida, na modernização do parque escolar e nas qualificações dos seus profissionais, política esta que se tem traduzido por assinaláveis progressos na escolarização da sua população. As taxas de sucesso dos alunos da Região estão, hoje – e felizmente -, em sintonia com as taxas nacionais e internacionais, porque os progressos são muito significativos e dignos de reconhecimento pelas diversas organizações internacionais do setor e pelo Conselho Nacional de Educação.

Com o propósito de melhorar o sucesso escolar e promover a inclusão de todos, a Região Autónoma da Madeira dotou-se de um quadro legal adequado às potencialidades e necessidades da Região Autónoma da Madeira que possibilitam que cada escola possa concretizar projetos e medidas necessárias à promoção do sucesso escolar.

Neste âmbito, a Secretaria Regional de Educação/Direção Regional de Educação foi convidada a participar, no dia 21 de janeiro p.p. com uma preleção da Dr.ª Leonilde Olim, Chefe da Divisão de Ação e Inovação Pedagógica da Direção Regional de Educação, que apresentou o panorama do Programa Regional de Promoção do Sucesso Escolar.

Como lidamos com o abandono escolar precoce? Que medidas para elevar os resultados escolares na RAM? Como promover o sucesso?  Foram algumas questões colocadas, entre outras. Foram apresentadas as linhas gerais do programa regional, com exemplos concretos das medidas tomadas a nível regional, para a promoção do sucesso e elevação dos resultados escolares.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.