Pesquisar

Conheça os vencedores dos Prémios aCORDE 2022

A V edição do aCORDE premiou 4 alunos da Região assim como atribuiu o Prémio Carlos Santos, o Prémio Cândido Drummond de Vasconcelos e o Prémio Jovem Revelação. 08-02-2022 Direção Regional de Educação
Conheça os vencedores dos Prémios aCORDE 2022

O Concurso de Cordofones Tradicionais Madeirenses teve como intuito “divulgar junto da comunidade o trabalho meritório no âmbito dos cordofones tradicionais, desenvolvido por professores e alunos do ensino básico e secundário da Região, genérico ou especializado, bem como por outras instituições públicas ou privadas, de cariz cultural e/ou educativo”. Neste âmbito, foram atribuídos quatro prémios, referentes às quatro categorias do concurso:

  • Solista de 1.º Ciclo | Madalena Almeida
  • Solista de 2.º Ciclo | Matias Olival
  • Solista de 3.º Ciclo | Francisco Jesus
  • Solista de Ensino Secundário | Lara Nunes

Para além deste prémio, Lara Nunes, aluna do curso especializado de Cordofones Madeirenses do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, foi distinguida com o primeiro Prémio Jovem Revelação. O galardão que é novidade nesta quinta edição do ‘aCORDE’ tem como desígnio premiar um jovem executante, compositor, editor ou construtor de cordofones tradicionais madeirenses, sendo atribuído pela primeira vez à jovem executante do rajão, enaltecendo a sua dedicação e incentivando outros jovens para que desenvolvam os seus conhecimentos e experiência no âmbito dos cordofones tradicionais madeirenses, nomeadamente a braguinha, o rajão ou a viola de arame.

Como tem sido habitual nas edições anteriores, foram atribuídos o Prémio Carlos Santos, que distingue indivíduos ou instituições com contributos decisivos na defesa, promoção e preservação dos cordofones tradicionais madeirenses, e o Prémio Cândido Drummond de Vasconcelos, que distingue um instrumentista de cordofones tradicionais madeirenses. Nesta quinta edição, o Prémio Carlos Santos foi entregue a João Caldeira, e o Prémio Cândido Drummond de Vasconcelos foi atribuído a Nuno Nicolau.

 

Pode consultar a notícia online no jornal da Madeira, aqui.

Assista aos vídeos do aCORDE, no canal YouTube da Direção de Serviços de Educação Artística, aqui.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.