Pesquisar

Ação de Formação de Robótica da Lego Education

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, às 9h00 no espaço EDU, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. 09-02-2022 Direção Regional de Educação
Ação de Formação de Robótica da Lego Education

No âmbito do Plano Estratégico para a Inovação Educacional das escolas da RAM que está em fase de implementação nas escolas da Região Autónoma da Madeira, todas as escolas do ensino básico e ensino secundário têm recebido kits de robótica da Lego Education. Estes kits permitem aos alunos a realização de atividades práticas que mobilizem conhecimentos de diversas áreas, estimulando, simultaneamente, as competências transversais patentes no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), designadamente, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas.

Neste contexto, a Areal Editores, distribuidora da Lego Education em Portugal, em parceria com a DRE, irá promover uma ação de formação sobre Robótica da Lego Education, dinamizada pelo Dr. Paulo Rodrigues, que terá lugar nos dias 9 e 10 de fevereiro, às 9h no espaço EDU, sito à Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Esta ação tem como destinatários todos os elementos da equipa das Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem, da Direção Regional de Educação, os quais poderão, à posteriori, replicar a formação pelos demais docentes com o objetivo último de apoiar a dinamização de projetos e atividades nas escolas. O programa inclui dois temas de formação, nomeadamente:

 

1. “Consolidação das potencialidades dos kits entregues às escolas do 1.º ciclo - WeDo 2.0”

Descrição do KIT: O WeDo 2.0 dá vida à ciência e à computação nas escolas do 1º ciclo por meio de tarefas práticas, projetos do mundo real e tecnologia relevante que envolve os alunos. Através de atividades baseadas em projetos, as competências dos alunos são aprimoradas em ciências, programação, engenharia e tecnologia. A combinação única de bricks LEGO®, software para sala de aula e projetos científicos inspiradores e relevantes para o currículo resulta num recurso que aumenta a confiança dos alunos. Capacite-os a fazer as perguntas certas, definir problemas e projetar suas próprias soluções, colocando a descoberta científica nas suas mãos. O WeDo 2.0 agora inclui também oito módulos interessantes, projetados especificamente para desenvolver técnicas de pensamento computacional.

 

2. “Formação do novo KIT de Robótica e STEAM - LEGO® EDUCATION SPIKE™ PRIME”, presente em algumas escolas dos 2.º e 3.º ciclo (incluídas na implementação das salas do futuro) e cuja distribuição, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está prevista para todas escolas públicas da RAM.

Descrição do KIT: O LEGO® Education SPIKE ™ Prime Set é a ferramenta de aprendizagem STEAM ideal para alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Combinando elementos de construção LEGO coloridos, hardware fácil de usar e uma linguagem de programação intuitiva baseada em Scratch, o SPIKE Prime envolve continuamente os alunos por meio de atividades lúdicas para pensar criticamente e resolver problemas complexos. Desde projetos simples até possibilidades ilimitadas de design criativo, incluindo a opção de explorar programação baseada em texto com Python, o SPIKE Prime ajuda os alunos a aprender as competências essenciais do STEAM e do século XXI necessárias para se tornar a mente inovadora de amanhã.

 

A sessão de abertura desta ação de formação, agendada para as 9h do dia 9 de fevereiro, será presidida pelo Secretário da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e conta com a presença do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes.

 

Pode consultar as notícias online no Jornal da Madeira, na RTP Madeira e no Funchal Notícias.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.