Pesquisar

A Semana Ubuntu da Empatia vai passar pelas escolas portuguesas

De 21 a 25 de fevereiro, estudantes e escolas de todo o país vão associar-se à iniciativa “Semana Ubuntu da Empatia”. 13-02-2022 Direção Regional de Educação
A Semana Ubuntu da Empatia vai passar pelas escolas portuguesas

O objetivo passa por promover uma “revolução de empatia”, através de ações que façam os jovens “pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro”.

Durante 5 dias, a comunidade Ubuntu vai realizar atividades e dinâmicas que vão promover uma verdadeira revolução de empatia. O objetivo central destas atividades, inseridas na Semana Ubuntu da Empatia e que se realizam em escolas de todo o país, será pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro.

A Semana Ubuntu da Empatia é promovida pelo Instituto Padre António Vieira – mais precisamente através do seu projeto da Academia de Líderes Ubuntu – em parceria com a revista Forum Estudante. A iniciativa está alinhada com o movimento internacional “Empathy Week” e realiza-se de 21 a 25 de fevereiro.

Serão os parceiros das Academia de Líderes Ubuntu a dar forma a esta iniciativa, dinamizando uma ou mais atividades, no seu contexto de intervenção, a partir da inspiração Ubuntu. Neste âmbito particular, assumem especial importância as Escolas Ubuntu que, através dos seus Clubes Ubuntu, vão propor e organizar atividades no seu contexto educativo e alargando, em alguns casos, à comunidade, bem como outros parceiros, como Instituições de Ensino Superior. Algumas destas ações serão depois divulgadas em streaming nas redes sociais da Academia de Líderes Ubuntu. 

Neste momento, estão abertas as inscrições a todas entidades interessadas em integrar o programa oficial da Semana Ubuntu da Empatia (a inscrição pode ser realizada através deste link). O calendário de ações será divulgado neste mesmo endereço, à medida que as propostas forem chegando.

 

O que é a Academia de Líderes Ubuntu?

Tornar os estudantes agentes de mudança ao serviço da comunidade que “ajudem a construir sociedades mais inclusivas, justas e solidárias”. Esta é uma das ideias-chave do projeto de capacitação Academia de Líderes Ubuntu – Escolas, a iniciativa do IPAV que visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas de educadores e alunos participantes. Ao longo dos últimos dois anos, o programa já passou por mais de 370 escolas de todo o país. Mais informação aqui.

 

O que é o Instituto Padre António Vieira (IPAV)?

Fundado no final de 2004, o Instituto Padre António Vieira (IPAV) assumiu desde essa altura como missão a reflexão, formação e ação no domínio da promoção da dignidade humana, da diversidade e diálogo de civilizações e culturas. Desde 2010, o IPAV tem desenvolvido a sua atividade em torno de projetos que se distinguem por estarem associados a dois conceitos essenciais e inovadores: Ubuntu e Governação Integrada. Estes dois conceitos são a chave para a estratégia do IPAV. É no âmbito do conceito Ubuntu que se desenvolve o projeto da Academia de Líderes Ubuntu - Escolas. Mais informação aqui.

 

O que é a Empathy Week?

Com presença em mais de 40 países, a “Empathy Week” assume-se como uma iniciativa que tem como objetivo “desenvolver a competência fundamental da empatia”. O programa define como público-alvo jovens e estudantes dos 5 aos 18 anos, realizando ações que dão corpo à máxima “Para realmente mudar o mundo, primeiro, necessitas de compreender as pessoas que o habitam”. Mais informação aqui.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.