Pesquisar

STFP vence o 2.º lugar na 11ª. Edição Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2021

O Serviço Técnico de Formação Profissional foi contemplado, a nível nacional, com o 2.º lugar na 11ª. Edição Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2021, com o “Projeto um Lugar ao Sol - PULAS”. 07-03-2022 Direção Regional de Educação
STFP vence o 2.º lugar na 11ª. Edição Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2021

O “Projeto um Lugar ao Sol - PULAS”, de âmbito social, tem como finalidades a prevenção dos comportamentos de risco; o incentivo à participação cívica e ao exercício pleno da cidadania; a promoção do interesse dos jovens pela formação profissional, fator facilitador para o acesso a um emprego qualificado.

Estas conquistas fazem-se através da criação de sinergias, entre as diversas entidades públicas e privadas, com vista à concretização de uma missão comum - a capacitação destes jovens.

A génese do projeto resulta de um diagnóstico social, feito através de um levantamento das necessidades destes jovens/formandos e de uma análise das vulnerabilidades e das potencialidades/recursos.

São destinatários deste projeto, os jovens que frequentam a ação formativa Operador/a de Jardinagem, no ano letivo 2021/2022, bem como, os formandos que, através do voluntariado participativo, demonstrem interesse em integrar  o projeto.

A implementação do projeto “PULAS”, contará com a participação de duas técnicas da área social e de uma engenheira agrónoma.

O projeto inclui três ações:

  • Ação 1 - Participação Ativa - fomentar a metodologia participativa de projeto pelos formandos;
  • Ação 2 - Jardinar com os idosos - prestar serviços a entidades privadas e à comunidade, em ambientes externos e internos, por parte dos formandos;
  •  Ação 3 - Prestação de serviços a Entidades Públicas - prestar serviços a entidades públicas, em ambientes externos e internos, por parte dos formandos.

Com o Projeto um Lugar ao Sol, pretende-se que os formandos consigam demonstrar que as pessoas com deficiência e/ou outras necessidades educativas especiais podem ter uma vida autónoma, o que pressupõe uma intervenção precoce e concertada no campo da saúde, da família, da formação com apoio específico, da formação profissional, da adaptação de postos de trabalho ou com a criação de estruturas específicas. Torna-se essencial uma ação concertada com a comunidade através do estabelecimento de relações de parceria e de rede.

O projeto “PULAS” visa potenciar a qualidade de vida dos jovens com Necessidades Educativas Especiais, reforçar a sua identidade e potenciar as suas capacidades e pontos fortes.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.