Pesquisar

Arduino Education, empresa sueca de kits educacionais, elogia avanço tecnológico da Região Autónoma da Madeira.

A SRE tem feito uma aposta em dotar as escolas com vários kits da Arduino Education, através da criação das Salas do Futuro. 08-03-2022 Direção Regional de Educação
Arduino Education, empresa sueca de kits educacionais, elogia avanço tecnológico da Região Autónoma da Madeira.

No âmbito do Plano Estratégico para a Inovação Educacional das escolas da RAM que está em fase de implementação, a SRE tem feito uma aposta em dotar as escolas com vários kits da Arduino Education, através da criação das Salas do Futuro. É o primeiro projeto na Madeira desta empresa com sede em Malmo, na Suécia, e que desenvolve programas tecnológicos na área da Educação.

Os kits permitem aos alunos a realização de atividades que mobilizam conhecimentos de diversas áreas, estimulando simultaneamente as competências transversais patentes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, designadamente o espírito crítico e a capacidade de resolução de problemas.

Neste contexto a Areal Editores, parceira da Arduino Education em Portugal, juntamente com a DRE, promoveu na passada semana uma formação dinamizada por Roxana Escobedo, gestora de formadores da Arduino. A ação teve como destinatários todos os elementos da equipa das Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem da DRE.

A Arduino projeta, fabrica e suporta dispositivos eletrónicos e software, permitindo que pessoas em todo o mundo acedam facilmente a tecnologias avançadas que interagem com o mundo físico. Os programas da Arduino estão desenhados para jovens a partir dos 11 anos até à entrada para a universidade, ou seja, com 18 ou 19 anos”, explicou Roxana Escobedo.

A formadora admitiu ainda ter ficado surpreendida com a realidade que encontrou na Madeira, em termos da dotação deste tipo de equipamentos nas escolas. “Gosto muito de ver que, num lugar tão pequeno, há instituições e escolas com este tipo de material para incentivar a aprendizagem. Foi uma boa surpresa para a Arduino Education”, afirmou, esperando que haja mais parcerias entre a Região e a empresa internacional, para além desta primeira experiência.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.