Pesquisar

I Explorar a Madeira

A atividade com base na atividade física, destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário está agendada para os dias 30 e 31 de março e 1 de abril, tendo continuidade no dia 2 de abril para todos os familiares que a pretendam realizar com os seus filhos/educandos. 23-03-2022 Direção Regional de Educação
I Explorar a Madeira

O projeto “Explorar a Madeira” é desenvolvido pela Direção Regional de Educação com a coordenação da Direção de Serviços do Desporto Escolar e em articulação com os vários projetos desta Direção Regional. Inspirado na ideia desenvolvida em finais dos anos 90 denominada “Descobrir a Madeira”, destina-se aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário das escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM) e está agendado para os dias 30 e 31 de março e 1 de abril, tendo continuidade no dia 2 de abril no turno da manhã para todos os familiares que a pretendam realizar com os seus filhos/educandos.

A ideia surge com o intuito de proporcionar a aproximação de gerações, mobilizando professores, alunos e suas famílias no espírito de aventura, descoberta, conhecimento, costumes, culturas e histórias que fazem parte da RAM.

A atividade tem por base a atividade física e a obra do escritor Madeirense, António Castro, com título "A fogueira dorme na bruma ou o tempo em ciclos de fogo". Todo o roteiro foi idealizado com excertos desta obra e decorrerá entre os Jardins do Lido e a estátua de João Gonçalves Zarco (junto ao Centro Mar), na rua da Ponta da Cruz.

Durante o percurso os alunos encontrarão nove estações com jogos lúdicos, educativos e pedagógicos, tendo 10 minutos para a realização de cada um dos desafios.

Para além da atividade física e da integração do projeto do “Bau de Leitura” (Português), áreas como a ecologia, a biologia, a botânica, a multimédia, a fotografia, a expressão plástica, a matemática, a história, a geografia, a nutrição e a prevenção rodoviária complementarão a atividade.

Desta forma, pretende-se com esta atividade:

  • Desenvolver a interdisciplinaridade nas várias áreas do saber;
  • Contribuir para a atividade física regular de forma a conjugar com a descoberta, o conhecimento, os costumes, as culturas e histórias que fazem parte da Região Autónoma da Madeira;
  • Proporcionar uma atividade lúdica e agradável, na qual prevaleça o espírito de aventura e de estratégia de acordo com as capacidades individuais de cada aluno da equipa.

 

Programa Geral

Turno da manhã

Hora

Descrição do Programa

08h45

Chegada dos participantes

09h00

Levantamento do material no secretariado

09h15

Os grupos deslocam-se para o seu local de atividade

09h30

Início da atividade

12h00

Final da Atividade

12h30

Regresso à escola

 

 

Turno da tarde

Hora

Descrição do Programa

13h30

Chegada dos participantes

13h45

Levantamento do material no secretariado

14h00

Os grupos deslocam-se para o seu local de atividade

14h15

Início da atividade

16h30

Final da Atividade

16h45

Regresso à escola

 

 

 

 

Mapa Geral da Atividade:

 

 

Pode consultar em anexo o Guia dos Jogos.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.