Pesquisar

27 alunos da Madeira premiados em Concurso Internacional de Expressão Plástica - Bulgária

Os trabalhos premiados serão parte integrante da exposição coletiva, patente na Rusi Karabiberov Art Gallery, no próximo dia 1 de junho de 2022. 23-03-2022 Direção Regional de Educação
27 alunos da Madeira premiados em Concurso Internacional de Expressão Plástica - Bulgária

A Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística, procedeu à divulgação, recolha e envio dos trabalhos dos alunos das escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM) no âmbito do concurso Internacional de Expressão Plástica da Bulgária. Nesta edição, 27 alunos das escolas madeirenses viram os seus trabalhos reconhecidos, sendo que Portugal foi o 3.º país com mais vencedores. Os trabalhos premiados serão parte integrante da exposição coletiva, patente na Rusi Karabiberov Art Gallery, no próximo dia 1 de junho de 2022.

Na Bulgária, a Associação Nova Zagora, em parceria com o Duga Art Studio, promove anualmente uma exposição de arte juvenil que integra os trabalhos vencedores do concurso. A seleção dos trabalhos patentes na exposição é feita de entre os milhares de trabalhos provenientes de países de diversas partes do mundo.

À semelhança dos anos anteriores, a organização responsável pela mediação deste processo contou com forte mobilização dos professores de Expressão Plástica das nossas escolas para, mais uma vez, garantir a presença dos trabalhos dos seus alunos neste prestigiante concurso, com a grande qualidade artística, já demonstrada em anteriores edições, deste e de outros concursos internacionais.

Esta participação é uma forma de reconhecimento da criatividade e, simultaneamente, de evidenciar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos professores de expressão plástica, educação visual e tecnológica ou artes visuais; representa também uma forma para proporcionar aos alunos das escolas da Região a participação num concurso internacional e de poderem ter o seu trabalho patente numa exposição coletiva além-fronteiras. 

Foram submetidos a concurso um total de 616 trabalhos, provenientes de 55 estabelecimentos de ensino, conferindo à participação deste ano um número recorde de participantes. A participação no concurso implicava a realização de um trabalho, pelos alunos, num suporte de tamanho A3, com a possibilidade de explorarem diversas técnicas e materiais, ficando ao seu critério a escolha da temática a explorar.

Na origem desta iniciativa está a pretensão de incentivar os alunos a serem “artistas”, a realizarem obras originais e criativas e a explorarem materiais e técnicas diversificadas de expressão plástica. Neste contexto, o concurso foi divulgado nas escolas e junto de todos os professores de artes que se encontram a lecionar na Região Autónoma da Madeira.

 

Pode consultar as notícias online no Diário de Notícias e no Jornal da Madeira.

 

Lista dos alunos premiados:

 

Município

Escola

Aluno

Idade

Ribeira Brava

EB1/PE/C da Ribeira Brava

Ainara Pereira 

8

Júlio Correia 

8

Câmara de Lobos

EBS Dr. Maurílio da Silva Dantas 

Diana Costa 

11

EB1/PE da Marinheira 

Kelly Gonçalves 

7

Funchal

Escola Maria Eugénia Canavial 

Jasmine Baptista 

7

Leonor Nóbrega 

9

Jardim Escola João de Deus 

João Cunha 

5

Colégio Infante D. Henrique 

Diana Andrade 

5

EB1/PE de São Roque 

Jeni Camacho 

8

EB1/PE da Achada 

Lara Antunes 

8

EB1/PE Boliqueime 

Safira Mendonça 

8

Santa Cruz

EB1/PE do Caniço 

Francisca Gonzales 

9

Constança Ponte 

9

Dânia Miragua 

9

Machico

EB1/PE/C Eng. Luís Santos Costa 

Rodrigo Viveiros 

8

Catarina Duarte 

8

Rodrigo Rodrigues 

9

Renato Martins 

8

António Figueiredo 

6

Eva Jesus 

8

Externato Sant’Ana

João Pedro Sousa 

7

Áurea Franco 

9

Maria Inês Aveiro 

9

Leandro Vieira 

8

EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra 

João Gouveia 

7

Santana

EB1/PE/C de São Jorge 

Lara Pacheco 

9

Porto Santo

EB1/PE/C do Porto Santo 

Tomé Oliveira 

8

 

 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.