Pesquisar

Inauguração da Sala Snoezelen na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche Prof. Eleutério de Aguiar

Jorge Carvalho inaugurou, no 21 de abril, este espaço na EB1/PE/C Prof. Eleutério de Aguiar e procedeu ainda à entrega de materiais e equipamentos multissensoriais à EB1/PE da Ladeira, à EB1/PE de São Roque e ao Centro de Recursos Educativos Especializados Intervenção Precoce na Infância. 21-04-2022 Direção Regional de Educação
Inauguração da Sala Snoezelen na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche Prof. Eleutério de Aguiar

O espaço Snoezelen destina-se, primordialmente, a todos os alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche Prof. Eleutério de Aguiar, que é a escola de referência para a educação bilingue de alunos surdos de 1.º ciclo e pré-escolar da RAM, onde é desenvolvido o currículo de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e Português, ambas como primeira ou segunda línguas, mediante a situação de cada criança, estando, igualmente, disponível para utilização por parte de outros estabelecimentos de educação e ensino da RAM.

 

O conceito da sala de Snoezelen oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, através do uso de estímulos controlados, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas. O ambiente, que a sala de Snoezelen proporciona é seguro e promove o autocontrolo, a autonomia, a descoberta e exploração, bem como efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos. O uso de um ambiente multissensorial permite que as terapias sejam únicas para cada criança/aluno.

 

A entrega dos materiais e equipamentos multissensoriais às escolas EB1/PE da Ladeira, à EB1/PE de São Roque, assim como ao Centro de Recursos Educativos Especializados Intervenção Precoce na Infância, permitirá reforçar os respetivos Centros de Apoio Aprendizagem (CAA) de cada escola e potenciar a intervenção técnica e terapêutica desenvolvida pelos técnicos superiores afetos a cada escola.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.