Pesquisar

II Encontro Regional – Programa AaZ

O II Encontro Regional – Programa AaZ decorreu no dia 26 de abril, no auditório da Escola da APEL. 28-04-2022 Direção Regional de Educação
II Encontro Regional – Programa AaZ

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação realizou o II Encontro Regional do “PROGRAMA AaZ - LER MELHOR, SABER MAIS, que resultou da assinatura de Protocolo de Colaboração com a “Iniciativa Educação”, Teresa e Alexandre Soares dos Santos, Nuno Crato, para a implementação desse Projeto, neste ano letivo de 2021/2022.

Esta iniciativa visa desenvolver competências dos alunos nos domínios da leitura e da escrita, desde o início do 1.º ciclo, nomeadamente alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade.

A SRE, através da Direção Regional de Educação DRE, está a coordenar e acompanhar este projeto de promoção do sucesso que está a ser aplicado na Região Autónoma da Madeira, neste ano letivo, nos concelhos de Santa Cruz e de Câmara de Lobos, em 5 escolas, num trabalho pedagógico de parceria que envolve cerca de duas dezenas de docentes, apoiados por 4 professores-tutores, 1 coordenador regional do programa e 72 alunos (40 alunos do 1.º ano e 32 alunos do 2.º ano).

 

Assim, no dia 26 de abril, teve lugar o II Encontro Regional – Programa AaZ que se concretizou nos seguintes eventos públicos:

 

11h00 - 12h00 | Visita à Escola EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos, onde está a ser implementado o programa, com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e da equipa da Iniciativa Educação responsável por este Programa;

15h00 - 17h00 | Sessão, no auditório da Escola da APEL, com Diretores e Professores do 1.º ciclo do ensino básico:

-Apresentação do ponto de situação: “Avaliação Intercalar do Programa AaZ nas escolas” por parte do Presidente da Iniciativa Educação, Professor Doutor Nuno Crato;

- Apresentação sobre a importância da leitura no sucesso escolar, por João Lopes, Coordenador Científico do Programa AaZ – Ler Melhor, Saber Mais.

 

Nesta Sessão esteve presente o Senhor Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, em representação do Senhor Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a equipa da Iniciativa Educação responsável por este Programa, designadamente, Nuno Crato, Presidente da Iniciativa Educação; Inês Soares dos Santos Canas, Membro do Conselho Diretivo da Iniciativa Educação; Mónica Vieira, Coordenadora-geral da Iniciativa Educação; João Arménio Lamego Lopes, Coordenador Científico do Programa AaZ – Ler Melhor, Saber Mais e Diogo Novais, responsável pela Comunicação na Iniciativa Educação.

 

Os organismos da Secretaria Regional de Educação e a Iniciativa Educação comprometem-se a continuar a desenvolver esta cooperação institucional, assumindo, assim, um elevado pendor de índole pedagógico, para que as dificuldades detetadas precocemente sejam colmatadas a médio longo prazo, elevando os resultados e o sucesso escolar de todos os nossos alunos.

 

Prevê-se a continuação do Programa, no próximo ano letivo, noutras escolas da RAM.

 

Mais informações em anexo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.