Pesquisar

Lançamento Minecraft Education: Mundo da Festa da Flor

A SRE, através da DRE, em parceria com a Microsoft Portugal e o Visionarium Portugal, irá realizar no dia 3 de maio, às 15h00, no auditório da Escola da APEL, uma sessão de apresentação das atividades com recurso à ferramenta Minecraft Education da Microsoft. 02-05-2022 Direção Regional de Educação
Lançamento Minecraft Education: Mundo da Festa da Flor

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, em parceria com a Microsoft Portugal e o Visionarium Portugal irá desenvolver, durante o mês de maio, atividades enquadradas nas disciplinas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Ciências da Computação, com recurso à ferramenta Minecraft Education da Microsoft, destinadas a todos os alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

 

No dia 3 de maio, às 15h00, no auditório da Escola da APEL, terá lugar uma sessão de apresentação destas atividades, destinada aos órgãos de gestão das escolas dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e aos docentes responsáveis pela disciplina das Ciências da Computação e Coordenação de TIC.

 

O Minecraft: Education Edition é o jogo pedagógico de referência da Microsoft. Trata-se de uma plataforma de game-based learning e de colaboração que permite aos estudantes desenvolverem competências nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e criatividade, através de atividades inovadoras variadas que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.

 

É precisamente neste âmbito que a Microsoft Portugal criou, em parceria com o Visionarium, o Mundo da Festa da Flor: um mundo de Minecraft personalizado à realidade da tradição da Festa da Flor, que pode ser utilizado em contexto de sala de aula e livremente por todos os alunos da Região Autónoma da Madeira (RAM) durante o mês de maio. Esta iniciativa visa também potenciar a celebração da Festa da Flor, com recurso ao jogo e às possibilidades do digital, como forma de envolver os mais jovens neste evento cultural, reforçar a sua importância e relevância a nível regional e divulgar esta importante celebração regional.

 

Ao longo do mês de maio, os alunos terão disponíveis 2 tutoriais sobre o uso do Minecraft, 3 atividades sobre o Muro da Esperança, os Tapetes de Flores e um Peddy-Paper sobre a Flora da Madeira. Este Mundo da Festa da Flor estará ainda disponível na biblioteca pública com visibilidade externa a nível nacional, bem como internacional, para todo o contexto da educação.

 

De modo a potenciar aprendizagens ativas e desafiantes, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) concebeu um Plano de Ação Estratégica para a Inovação Educacional nas escolas da RAM que está a ser progressivamente implementado desde 2018, sendo que esta iniciativa se enquadra nesse plano.

 

No contexto desta aposta no desenvolvimento e aprofundamento das competências digitais e da integração do digital ao nível educativo, que a RAM tem vindo a concretizar nos últimos anos, a participação das escolas nesta iniciativa será, certamente, uma clara mais-valia no sentido de dar, cada vez mais, coerência e consistência a esta opção estratégica em termos de políticas educativas.

 

Este evento contará com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e terá a intervenção do Diretor da Western Europe Education Sector da Microsoft, Rui Grilo, da Diretora da Educação e Filantropia da Microsoft Portugal, Sandra Martinho e do Presidente do Visionarium Portugal, Nuno Moutinho.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.